‘Pelé’ será o novo nome da avenida de acesso ao Maracanã

Avenida Radial Oeste, que passa em frente ao Maracanã, ganhará nome de Pelé (Foto: Divulgação)

A Avenida Radial Oeste, um dos caminhos de acesso ao lendário estádio Maracanã, passará a se chamar Avenida Pelé. A homenagem foi anunciada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), nesta terça-feira (3), nas redes sociais. O decreto será publicado no Diário Oficial na próxima quarta-feira (4). As informações são do Correio 24 horas.

A rebatizada Avenida Pelé é uma das principais vias que ligam o Centro à Zona Norte. Por lá, também há uma das saídas da estação Maracanã do metrô e do trem, transportes utilizados pela maioria dos torcedores em dias de jogo.

O novo nome ainda pode receber um pequeno acréscimo. Paes afirmou que recebeu sugestões para que a avenida se torne ‘Rei Pelé’, e abriu uma enquete no Twitter para que os internautas escolham a versão favorita.

A relação entre o tricampeão mundial e o Maracanã é bastante próxima. O milésimo gol do Rei foi marcado no estádio do Rio, na vitória do Santos sobre o Vasco por 2×1, no dia 19 de novembro de 1969. Vale lembrar que o gol 100 ficou perto de sair na Fonte Nova, mas o zagueiro Birro Doido não deixou.

O Santos de Pelé também conquistou vários títulos no Maracanã. O estádio era o maior do mundo nos anos 60, e virou palco dos principais jogos do Peixe. Em 1962, recebeu o jogo de ida da final do Mundial, contra o Benfica. O Rei marcou duas vezes e ajudou na vitória por 3×2. O troféu foi sacramentado com goleada por 5×2 na volta, em Portugal, com mais três gols do ídolo.

No ano seguinte, mais uma taça do Mundial – e, dessa vez, faturada no Maracanã, sobre o Milan. Pelé, porém, só participou do primeiro duelo da decisão, em Milão, quando fez os dois gols do Santos na derrota por 4×2. Contundido, o Rei não atuou nas duas partidas seguintes, ambas no Rio: as vitórias por 4×2 e por 1×0 (na época, era necessário o terceiro confronto para o desempate).

A despedida do astro da Seleção Brasileira também aconteceu no emblemático estádio: no dia 18 de julho de 1971, em amistoso contra a Iugoslávia. Após o fim do primeiro tempo, Pelé retirou a camisa, abraçou os companheiros e desceu pelo túnel central.

Em seguida, o Rei retornou ao gramado e, emocionado, deu a volta olímpica, sendo ovacionado pelos 138.575 torcedores pagantes. O jogo terminou empatado em 2×2, com Rivellino e Gérson anotando os gols brasileiros.

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia