“Petrobras não faz intervenção em preços”, diz Jean Paul Prates

Jean Paul Prates
Foto: reprodução

Nesta quarta-feira (4), senador Jean Paul Prates, indicado pelo governo Lula para presidir a Petrobras, disse que não haverá intervenção nos preços da estatal.

“Petrobras não faz intervenção em preços, ela cumpre o que o mercado e o governo criam de contexto… Um dia me perguntaram a política de preços da Petrobras para o país. Eu disse: ‘A política de preços da Petrobras é para os clientes da Petrobras, quem faz política de preços é o governo’. E aí interpretaram que a gente estava dizendo que ia intervir porque era do governo… O governo pode simplesmente dizer ‘ela é livre, liberada, é PPI, não é PPI, é fórmula isso, fórmula aquilo’. Mas é o governo quem diz, cria o contexto, e o mercado também. Principalmente o mercado. Se falta ou sobra produto, é o mercado que manda”, afirmou Jean Paul.

Jean Prates disse que serão considerados os preços internacionais, mas não necessariamente os de importação, conforme feito hoje.

“Todo preço da commodity, combustível, óleo e petróleo, é influenciado pela oscilação internacional. Hoje, você impôs ao mercado nacional o PPI, que não é nacional, é importação. Quando me perguntam: ‘Vai ser preço de mercado?’. Vai. Preço de mercado brasileiro. O mercado brasileiro é composto de parte importado e parte nacional. A gente tem que ter um preço que reflita o fato de a gente produzir no Brasil. É só isso. Não tem porque se assustar com isso”, disse Jean Prates.

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia