Prova de Vida passa a ser responsabilidade do INSS; entenda

inss

O Ministro da Previdência, Carlos Lupi determinou nesta terça-feira (24), que caberá ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fazer a prova de vida do segurado.

Segundo o Bahia.Ba, o INSS vai fazer a comprovação por meio de cruzamento de dados e terá dez meses, a partir da data de aniversário do beneficiário, para comprovar que o titular está vivo.

Ainda conforme o portal, se o órgão não conseguir fazer a comprovação nesse período, o segurado ganhará mais dois meses para provar que está vivo e será notificado pelo aplicativo MEU INSS, por telefone pela Central 135 e pelos bancos para identificar-se e informar ao governo.

“Por que o cidadão tem que provar que está vivo, e não o INSS? Muitos não têm condições físicas ou quem os leve a um posto ou banco para provar a sua vida”, questionou o ministro.

Contudo, se o cruzamento de dados não revelar nada, cabe ao beneficiário fazer a prova de vida indo até uma agência bancária ou se manifestando no aplicativo MEU INSS.

De acordo com o Ministério da Previdência, neste ano será preciso comprovar cerca de 17 milhões de benefícios, entre aposentados, pensão por morte e benefícios por incapacidade.

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia