Vídeo: juiz expulsa de audiência advogado negro que serviu água a testemunha

O juiz Carlos Alberto Garcete, da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, expulsou o advogado criminalista Willer de Almeida de uma audiência depois de ele oferecer água a uma testemunha que estava nervosa.

O caso ocorreu em 19 de maio, mas o vídeo do momento viralizou nos últimos dias. Nas imagens, é possível ver que Willer posiciona um copo de vidro com água onde a mulher está sentada.

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) reclamou junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o juiz Carlos Alberto Garcete, que expulsou um advogado durante uma audiência em Campo Grande (MS).

Alega-se que houve conduta desrespeitosa e preconceituosa. O advogado ofereceu um copo de água a uma testemunha, e tanto ele quanto outro advogado foram expulsos da audiência por ordem do juiz.

O advogado afirma que isso reflete o racismo velado no Brasil, e que os advogados negros são frequentemente desrespeitados. A Associação dos Magistrados do Mato Grosso do Sul (Amamsul) manifestou apoio ao juiz, ressaltando a importância de manter a ordem e o decoro durante as audiências.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia