Empresas aplicam golpe prometendo reduzir juros de empréstimos já feitos e ainda devolver parte do dinheiro

Documento com símbolo do Banco Central usado por empresas é falso — Foto: JN

A promessa de redução de juros em empréstimos já contratados e a possibilidade de receber de volta parte do dinheiro pago atraíram a atenção de muitos consumidores. Entretanto, uma investigação do Jornal Nacional revela que algumas empresas, como a AVT Prime Soluções Financeiras, têm sido alvo de denúncias por supostamente aplicarem golpes nesse tipo de serviço.

Com sede em Santo André, no ABC Paulista, a AVT Prime Soluções Financeiras se apresenta como uma alternativa para aqueles que buscam diminuir os encargos de seus financiamentos. A empresa afirma que pode reverter os juros aplicados em empréstimos já concedidos e, em alguns casos, até mesmo reembolsar parcelas já pagas pelos clientes.

Intrigado pela oferta e desconfiando da veracidade das promessas, o Jornal Nacional inveja um produtor equipado com câmera escondida para averiguar as alegações da empresa. No encontro, um atendente da AVT Prime afirmou que a revisão dos juros tinha aprovação do Banco Central do Brasil, conferindo uma aparente carência à proposta.

Entretanto, é importante destacar que não há nenhuma regulamentação do Banco Central que ampare tais práticas de empresas de revisão de depósitos, autorize o reembolso de valores pagos previamente. O órgão alerta os consumidores a prestar atenção a esse tipo de oferta e consultar as instituições financeiras oficiais em caso de dúvidas.

As denúncias contra empresas como a AVT Prime aumentaram nos últimos meses. Alegam insatisfeitos que, em vez de encontrarem uma solução para suas dívidas, caíram em um golpe financeiro que o consumidor só agravou suas situações financeiras.

Os especialistas em defesa do consumidor recomendam que, antes de contratar qualquer serviço financeiro, os clientes verifiquem o parecer da empresa, busquem referências de outros consumidores e consultem órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon.

Além disso, é fundamental desconfiar de propostas milagrosas que prometem reduzir consideravelmente os juros de empréstimos já contraídos ou devolver valores pagos anteriormente. Em muitos casos, essas ofertas são apenas estratégias enganosas para atrair clientes desprevenidos.

O Jornal Nacional entrou em contato com a AVT Prime Soluções Financeiras, que informou que todas as suas práticas são legais e que estão à disposição para esclarecer qualquer dúvida dos consumidores. A empresa legal segue todas as normas e regras protegidas pelos órgãos reguladores.

Em nota ao Jornal Nacional, o Banco Central foi taxativo: disse que não oferece sistema para contratação de operações de crédito nem para renegociação de dívidas, e declarou ainda que não interfere nos acordos entre as instituições financeiras e seus clientes.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia