Entidades lançam movimento contra taxa de rede na internet

Foto: Divulgação

 

Associações e companhias de diversos de setores como os de tecnologia, de comunicação e de entretenimento lançam nesta quarta-feira (6), a “Aliança pela Internet Aberta”, um movimento contrário à possibilidade de criar uma taxa de redes para cobrir parte dos custos da infraestrutura da internet.

Essas empresas defendem essa taxa e seriam repassadas para provedores de conteúdo e aplicações. A proposta está sendo analisada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que prevê nova consulta pública sobre o tema.

Segundo a Aliança, a proposta de uma taxa adicional pelo uso da rede “carece de evidências e tem o potencial de afetar negativamente todo o ecossistema digital e colocar em risco a internet aberta no Brasil”.

Um dos perigos enfrentados pelo movimento contrário à taxação é a possibilidade de cobrança por parte das operadoras de telecomunicações de uma remuneração adicional por qualquer serviço que gere tráfego de dados pela internet.

Para exemplificar melhor os setores que estariam sujeitos à taxação, a Aliança cita:

  • computação em nuvem;
  • serviço de streaming;
  • educação à distância;
  • saúde digital e telemedicina; e
  • inteligência artificial.

“Num cenário assim, toda a economia digital (em especial o público consumidor), sofreria o efeito de uma internet dividida em classes, mais cara e de menor qualidade”, justifica o movimento. “Isso porque os recursos que poderiam ser aplicados em inovação para os brasileiros teriam de ser realocados para o pagamento de uma taxa”, completa.

 

 

Com informações do site G1.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia