IPCA sobe e alimentos ficam mais caros em 2024

Foto: reprodução

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,42% em janeiro, após alta de 0,56% no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (8).

O índice passa a acumular em 12 meses avanço de 4,51%, abaixo da taxa de 4,62% com que encerrou 2023, quando voltou a ficar dentro do limite da faixa determinada como meta para o ano passado.

De acordo a CNN Brasil, para este ano, o centra da meta para a inflação, medida pelo IPCA, é de 3,0%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Depois de se acomodar em patamares mais baixos em 2023, o IPCA iniciou o ano sob pressão dos preços de Alimentação e Bebidas, que registraram a maior alta para o primeiro mês do ano em oito anos. O grupo tem forte peso no orçamento das famílias.

Ainda de acordo com a matéria, a alimentação no domicílio ficou 1,81% mais cara em janeiro, influenciada sobretudo pelo avanço nos preços da cenoura (43,85%), da batata-inglesa (29,45%), do feijão-carioca (9,70%), do arroz (6,39%) e das frutas (5,07%).

Pesquisa Focus mais recente divulgada pelo Banco Central mostra que a expectativa do mercado é de que o IPCA encerre este ano com alta acumulada de 3,81%.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia