Juiz que comprou carros de luxo em leilão para revender é condenado a aposentadoria compulsória

Juiz Guilherme da Rocha Zambrano — Foto: TRT4/Divulgação

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), com sede em Porto Alegre, suspendeu um juiz que adquiriu veículos de luxo em leilões judiciais com o objetivo de revendê-los posteriormente.

Conforme estabelecido na Lei Orgânica da Magistratura, juízes não podem se envolver em atividades comerciais. Em decisão emitida em 1º de março, o tribunal determinou que o magistrado será obrigado a se aposentar compulsoriamente. Essa medida só entrará em vigor após o encerramento completo do processo, ou seja, quando todas as possibilidades de recurso forem esgotadas.

O juiz Guilherme da Rocha Zambrano apelou da decisão. O advogado de Zambrano, Amir Sarti, tentou contatá-lo por telefone e e-mail, mas não obteve resposta até o momento em que este relato foi atualizado.

Um dos leilões foi organizado pela Vara do Trabalho de Sapiranga em março de 2022. O juiz adquiriu uma caminhonete Land Rover Evoque, fabricada em 2012/2013, por R$ 98 mil.

De acordo com o TRT4, o magistrado também participou de outros leilões na mesma ocasião, adquirindo um Audi A5 para sua esposa, cedendo um Toyota Corolla para seu irmão e um Nissan Frontier para sua tia.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia