Primeira parcela do 13º salário do INSS deve ser paga em maio; veja calendário

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já fez o pagamento do benefício do mês de março para os segurados no calendário regular do programa. Os beneficiários vão receber este ano a parcela antecipada do 13º salário. A antecipação do 13º salário deveria ocorrer a partir do dia 26 de abril para a primeira parcela, e 25 de maio na segunda.

Porém, a primeira parcela deve ser paga em maio e a segunda em junho. O atraso aconteceu por conta de um impasse no orçamento da União, que foi aprovado no dia 25 de março, no entanto com um déficit fiscal de R$ 247,1 bilhões.

Houve um acréscimo no orçamento para atender emendas de parlamentares via corte de despesas obrigatórias.

calendario INSS1
calendario INSS2

Quem poderá receber o 13º antecipado?

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade.

Quando vou receber o benefício?

Os segurados podem saber as datas de pagamento do benefício e as datas das quais vai precisar ir nas agências bancárias para retirar os valores, no calendário divulgado no fim do ano anterior.

As datas vão de acordo com o valor que será recebido e o número final do benefício, sem levar em consideração o dígito. Sendo assim, se o número é 123.456.789 – 0, desconsidere o 0 que é o dígito, o número final é 9.

Recebem primeiro os beneficiários que ganham até um salário mínimo, que hoje está no patamar de R$1.100.

Aqueles que ganham mais que o piso nacional, recebem em datas diferentes. Caso o dia do pagamento caia em um feriado, o depósito será feito no dia útil seguinte.