Veja como consultar o pagamento do INSS pela internet

Quem recebe benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) consegue verificar o valor e a data de depósito por meio de uma consulta pela internet. É preciso acessar o site ou aplicativo Meu INSS para consultar o pagamento do INSS sem sair de casa. Nessa consulta, o beneficiário emite um extrato de pagamentos da autarqui

O extrato de pagamento de benefício pode ser usado como comprovante de renda, afinal ele detalha os valores recebidos pelo cidadão. Além disso, indica a data e o banco de pagamento do benefício.

Todos os benefícios pagos pelo INSS podem ser consultados. O que inclui aposentadorias, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, auxílio-reclusão e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também é possível ver o histórico de pagamentos em caixa eletrônico e plataforma digital do banco em que se recebe os valores.

As informações são do INSS.

Como consultar o pagamento do INSS?

Para consultar o pagamento de seu benefício previdenciário, o segurado pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS, que reúne os serviços digitais da autarquia. Para começar, é preciso efetuar login com CPF e senha. No caso de primeiro acesso, o usuário deve completar um cadastro. Já na tela inicial, a orientação é clicar no serviço de “Extrato de Pagamento”.

Feito isso, será possível ajustar o período em que se deseja consultar o pagamento do INSS e clicar em “Buscar”.

A partir disso, o segurado obtém o seu extrato de pagamento de benefício ao apertar em “Baixar PDF”. Então, ele consegue verificar os valores recebidos, bem como as datas e o banco em que foi depositado.

Além disso, também é possível fazer um agendamento para pegar o documento em uma agência do INSS. Para isso, deve-se clicar na opção de “Agendamentos/Solicitações” no aplicativo Meu INSS, depois apertar em “Novo Requerimento” e procurar por esse serviço presencial.

Quem recebe o benefício e é correntista do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, consegue consultar o pagamento do INSS no caixa eletrônico ou em serviços digitais desses bancos.

Consulta de pagamento na Caixa Econômica Federal

Quem é correntista da Caixa Econômica Federal e recebe o benefício previdenciário por esse banco, consegue consultar o recebimento dos valores por meio da opção “Extrato Previdenciário”. Seja no caixa eletrônico ou na plataforma digital do banco.

Consulta de pagamento do Banco do Brasil

Já os segurados que têm conta no Banco do Brasil e recebem o benefício previdenciário através dela, podem ver o comprovante de renda na opção “Previdência Social”. Esse histórico de pagamentos pode ser verificado no caixa eletrônico e no aplicativo do banco.

Como saber o dia do pagamento do meu benefício?

Para saber o dia em que receberá o pagamento do benefício do INSS é necessário saber o número deste benefício e verificar o calendário de pagamentos.

Nota-se que o pagamento do INSS ocorre de acordo com o final do número do benefício. Sendo assim, aqueles que 1 como número final recebem em determinado dia, e assim por diante. Para verificar o número final, não se considera o dígito que vem após o traço.

Além disso, aqueles que recebem até um salário mínimo pegam o dinheiro antes daqueles que recebem benefício acima disso.

Para ver o dia em que o pagamento vai cair na conta, o beneficiário pode baixar o cronograma na plataforma Meu INSS. Basta fazer login e clicar em “Calendário de Pagamento”.

Qual é o número do meu benefício INSS?

O número de benefício se trata de uma sequência de 10 dígitos que identifica a aposentadoria, pensão ou outro pagamento da Previdência Social.

Esse número está indicado na carta de concessão de benefício, que o segurado recebe após ser aprovado para receber determinado pagamento previdenciário. Também é possível consultar no site ou aplicativo Meu INSS, ao clicar no serviço de “Meus Benefícios”. Ou ainda por ligação telefônica, na Central 135.

Como saber se o benefício está liberado?

Além de consultar o pagamento do INSS, também é válido saber como verificar se o benefício previdenciário já foi liberado, para o caso das pessoas que fizeram uma solicitação ao órgão.

O andamento do pedido de benefício pode ser visto na plataforma Meu INSS, por meio do serviço de “Agendamentos/Solicitações”. A consulta pode resultar em três diferentes situações: habilitado, deferido ou indeferido.

No caso da resposta indicar o benefício como habilitado, quer dizer que o INSS está avaliando o pedido. Há diferentes prazos estipulados para a análise de concessão de benefícios do INSS.

Se a resposta indicar que o pedido foi deferido, significa que ele foi aprovado e o cidadão vai receber os pagamentos. No entanto, se a consulta mostrar que a solicitação foi indeferida, quer dizer que o benefício foi negado. Nessa última situação, caso o segurado não concorde com o resultado, pode entrar com recurso administrativo no INSS, ou ainda com iniciar uma ação judicial.

*DCI