Rui entrega equipamentos de leitura para auxiliar estudantes cegos e com baixa visão da rede estadual

Estudantes cegos e com capacidade visual reduzida receberam do governador Rui Costa óculos capazes de fazer a leitura de textos e transformar em fala, para auxiliá-los nos estudos. A entrega dos equipamentos foi realizada simbolicamente para nove estudantes, nesta quinta-feira (23), na sala de reuniões do Gabinete do governador. Ao todo, 100 óculos foram comprados e estão sendo distribuídos. Mais uma leva está sendo comprada, para atender os estudantes cegos da Rede Estadual de Ensino. Participaram da reunião os secretários da Educação, Jerônimo Rodrigues, e Manoel Vitório, da Fazenda.

“Quero parabenizar esses estudantes pela persistência. O ser humano é movido a desafios. Cada um de nós, na sua área, na música, na arte, no trabalho, a gente tem que se colocar em desafios. Eu acho que o nosso papel é ser um facilitador, e esses óculos são uma ferramenta que vai facilitar. Com essa ferramenta vocês podem ler mais sem precisar das pessoas para ir mais longe”, afirmou Rui.

A estudante Geane Geiza dos Santos, 34 anos, terminou a faculdade de letras com especialização em inglês e agora pretende fazer mestrado. “É indescritível a ajuda que ele vai me dar em relação a ler os textos. Então, esses óculos vão me permitir essa leitura, pegar o papel na minha mão. Eles vão fazer a leitura desse texto para mim e assim possibilitarão que eu faça os meus textos, as minhas pesquisas, os meus estudos. Então realmente é de uma importância que eu não tenho nem palavras para explicar”.

O secretário Jerônimo Rodrigues afirmou que a reunião fechou o ciclo de ações na área de educação este ano. “Nós trabalhamos com alimentação escolar, com Bolsa Presença, com o Mais Estudo. Uma agenda extensa, mas a sensibilidade do governador pediu que nós fechássemos com a entrega de olhos artificiais para que os nossos estudantes cegos ou de baixa visão pudessem ter esse auxílio. Essa entrega de óculos é mais um recurso para que professores e estudantes possam melhorar seu aprendizado”.

Quem “descobriu” a existência desses óculos foi o secretário da Fazenda, Manoel Vitório. “Eu vi, no rádio, uma matéria falando que existiam esses óculos, eu fiquei encantado com a possibilidade. Sei que o governador tem um governo de conceito e a que acessibilidade é muito importante para ele. Falei isso para o governador e para o secretário da Educação e eles abraçaram na hora [a ideia]. A gente foi procurar os recursos e me deram esse presente de estar aqui neste momento. Estou muito feliz”.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia