Educação na Bahia recebe reforço com a nomeação de 657 novos profissionais

Os candidatos aprovados para o interior deverão enviar a documentação por e-mail- Imagem: reprodução/ Gov.ba

O Governo do Estado, através do governador Jerônimo Rodrigues, oficializou na última segunda-feira (22) a nomeação de 657 novos profissionais para a rede estadual de ensino. A solenidade, realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, marcou a nomeação de 549 professores e 108 coordenadores pedagógicos, dos quais duas indígenas.

Leidizu Rodrigues, nomeada como coordenadora pedagógica e indígena da etnia Pankararé, da aldeia do município de Glória, não conteve a emoção ao ser recebida pelo governador. “É um momento incrível, muito importante e emocionante. Representamos toda a classe de professores indígenas da Bahia, que tanto lutou por essa conquista. Estamos aqui para fazer história e mostrar que a educação escolar indígena tem potencial e é diferenciada”, ressaltou Leidizu.

O governador Jerônimo Rodrigues reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a valorização do magistério e a garantia de uma educação pública de qualidade. “Estamos constantemente entregando escolas, obras físicas e ofertando ensino em tempo integral. Sabemos da importância da estrutura física, mas sem o professor, não fazemos a diferença. Por isso, hoje entregamos quase 700 profissionais, inclusive da educação indígena. Um momento como este só fortalece nossa responsabilidade com a educação pública de qualidade no nosso estado”, enfatizou o governador.

Amanda Fraga dos Santos, nomeada como professora de matemática em Salvador, expressou sua alegria e expectativa para iniciar sua carreira na rede estadual. “Me preparei muito para esse concurso. Um professor nunca para de estudar, estamos sempre nos atualizando. Foi a terceira vez que fiz a seleção e consegui. Vou ensinar matemática e estou muito animada para começar”, contou Amanda.

A lista dos 657 educadores nomeados será publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (23) e também estará disponível no Portal da Educação  e no Portal RH Bahia. Os novos profissionais atuarão em escolas dos 27 territórios de identidade da Bahia, ampliando a capacidade de atendimento aos estudantes. Vale ressaltar que, apesar das 2.113 vagas oferecidas, o governo do Estado já convocou 2.326 professores e coordenadores pedagógicos.

Após a nomeação, os candidatos nomeados para o Núcleo Territorial de Educação (NTE) 26/Salvador deverão comparecer à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, localizada na Av. Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia – CAB, 1º andar, sala 117. Já os candidatos aprovados para o interior do estado deverão se dirigir às sedes dos NTEs respectivos. A apresentação da documentação pessoal com foto deve ser feita em até 30 dias, contados a partir da data da publicação do ato de nomeação no órgão oficial.

Após a nomeação, os 144 novos servidores estaduais de Salvador e Feira de Santana participam do curso de formação para educadores, com aulas presenciais nesta terça e quarta-feira (23 e 24), no IAT. Para os demais ingressantes, ocorrerá conforme cronograma dos Núcleos Territoriais.

O objetivo é contribuir para a formação dos educadores nomeados, a fim de apoiar no desenvolvimento profissional, com vista à melhoria em diversos aspectos no exercício do magistério no serviço público, como explicou a secretária da Educação em exercício, Rowenna Brito.

“Ter professores efetivos na rede tem uma relevância de fortalecer a aprendizagem, o vínculo dos estudantes com esses profissionais, o pertencimento também dos profissionais com as suas unidades escolares. Os professores ficarão dois dias em formação, para que eles conheçam a rede, os programas, projetos e as ações estratégicas da Secretaria. A nossa perspectiva é de que na próxima segunda-feira (29), eles já estejam trabalhando nas unidades escolares”, disse a titular da pasta.

Às vésperas do Dia dos Povos Indígenas, o governador Jerônimo Rodrigues entregou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que prevê a modernização da carreira dos professores originários, com a regulamentação da progressão por níveis de carreira e equiparação salarial ao piso nacional. A previsão é de que a votação aconteça ainda esta semana.

Outra medida de valorização dos educadores aconteceu no final do mês de março, quando a Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, no Diário Oficial (DOE), a lista classificatória para a Progressão Funcional por Avanço Vertical (PFAV) de 527 educadores, sendo 480 professores e 47 coordenadores pedagógicos. Isso significará a mudança do padrão na carreira e maiores vantagens financeiras para os educadores, decorrentes da conclusão de cursos em nível de pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia