Polícia aumenta apreensão de artefatos explosivos em 558%

downloadA redução de 63% de roubos a bancos nos dois primeiros meses de 2016, comparado com o mesmo período do ano passado, é reflexo das operações policiais, aliado ao trabalho de inteligência, desempenhados desde o final de 2014 até o atual momento. Em 2015 foram apreendidas 224 bananas de dinamite, índice 558% maior do que no ano anterior, quando foram retirados das mãos de quadrilhas especializadas nesses ataques 34 artefatos explosivos.

O aumento da produtividade policial no combate aos roubos contra instituições financeiras teve também um crescimento de 31,4% nas prisões de assaltantes de banco. Foram 180 pessoas capturadas no ano passado, contra 137 em 2014. “Desarticulamos 19 organizações criminosas que atuavam na Bahia e em outros estados. O trabalho integrado das forças de segurança federal e estadual nos permitiu desmantelar bandos que invadiam pequenas cidades baianas”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Além dos presos, 49 bandidos morreram em confronto com a polícia. Com essas quadrilhas foram apreendidas ainda 118 armas, número 25,5% maior do no ano de 2014 (94 armamentos). “Avançamos muito com a implantação do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), das unidades especializadas da Polícia Militar no interior baiano e com o trabalho de inteligência”, enfatizou Barbosa.
Operação no Oeste

Em mais uma ação que ratificou a integração e o trabalho de inteligência que vem sendo realizado no combate aos roubos a bancos, a polícia desarticulou na última quarta-feira (9 de março) uma quadrilha que agia na região Oeste da Bahia. Dez pessoas foram presas, sendo sete nas cidades de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, uma em Jacobina e duas em cidades do estado de Tocantins.

Com os criminosos a polícia encontrou três pistolas ponto 40, “bananas” de dinamite, munição, coletes balísticos, quatro veículos adulterados, entre outros materiais. “Na semana anterior, em uma ação integrada, no município de Santa Rita de Cássia, capturamos três bandidos e um morreu em confronto. Eles faziam parte de um bando que também roubava bancos”, explicou o coordenador da Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) de Barreiras, delegado Rivaldo Luz, acrescentando que o trabalho com a PM tem sido ponto importante no combate à violência na região. (Ascom/Governo da Bahia)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia