Na presença de Jucá, Temer diz que não irá interferir em investigação

Na presença no senador Romero Jucá (PMDB-RO), exonerado do Ministério do Planejamento após divulgação de gravação em que sugeriu um pacto para deter a Operação Lava Jato, o presidente interino Michel Temer afirmou nesta terça-feira (24) que não irá interferir em apurações da Polícia Federal.Sem citar a Operação Lava Jato, o peemedebista citou a Constituição Federal para ressaltar que o Poder Executivo não pode invadir a competência do Judiciário e que, embora o Estado democrático preveja o direito de defesa, não pode haver interferência governamental.

O discurso foi feito durante reunião do presidente interino com a base aliada do Congresso Nacional. Exonerado oficialmente nesta terça-feira (24), decisão publicada no “Diário Oficial da União”, Jucá participou do encontro como senador.”Não podemos invadir a competência de outros poderes para preservar a teoria e a coerência, porque a Constituição Federal assim o determina”, disse. “Nós não vamos impedir a apuração com vistas à moralidade pública e administrativa. Pelo contrário, vamos incentivá-la”, acrescentou.

A decisão de Jucá pedir licença do cargo foi tomada após a divulgação de áudio que desmentiu a versão inicial do ministro de que ele se referia à situação econômica. Após o vazamento, Jucá e Temer se reuniram no Palácio do Jaburu e acertaram a permanência de forma interina do secretário-executivo, Dyogo Oliveira, no comando da pasta.

Oliveira é investigado na Operação Zelotes, que apura supostos esquemas de venda de medidas provisórias e fraude fiscal. Ele nega envolvimento em irregularidades. Com informações da Folhapress.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia