TSE nega registro para o Partido Nacional Corinthiano

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou hoje (27) por unanimidade dos seus sete ministros, o pedido de registro do Partido Nacional Corinthiano (PNC). Caso fosse aprovado, seria o 34º partido político do país. Os responsáveis pela proposta não têm ligação oficial com o clube Corinthians nem com suas torcidas organizadas.

De acordo com a Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/95), para ser registrado um partido precisa ter caráter nacional, comprovado o apoio de um número mínimo de eleitores não filiados a outra legenda política, 0,5% do total dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, não computados os votos em branco e os nulos.

Além disso, os apoiadores precisam estar distribuídos em ao menos nove estados, com um mínimo de 0,1% do eleitorado que votou em cada um deles.

Quem também tenta emplacar um novo partido é o presidente Jair Bolsonaro, que deixou o PSL, pelo qual foi eleito, e anunciou a criação do Aliança pelo Brasil. Militantes ‘bolsonaristas’ estão tentando colher o número mínimo de assinaturas e registrar a legenda a tempo de disputar as eleições municipais deste ano, mas o próprio presidente acha difícil que isso aconteça. Ele conta com a sigla para 2022, quando deverá tentar a reeleição. (Metro1)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia