Abaixo-assinados pelo impeachment de Bolsonaro reúnem mais de 600 mil assinaturas

O impeachment do presidente Jair Bolsonaro já reuniu 626 mil assinaturas em 66 abaixo-assinados desde 2019, segundo levantamento da Change.org, plataforma de petições online. A informação é da coluna de Guilherme Amado, da revista Época.

De acordo com a publicação, só em 2021, foram lançados 18 petições pela saída do presidente. A maior delas tem, sozinha, mais de 250 mil assinaturas. Segundo a Chance.org, o engajamento desses pedidos começou a crescer depois das notícias de falta de oxigênio em Manaus e do aumento dos gastos do Executivo com alimentação.

Segundo o levantamento, em 2020 foram 31 abaixo-assinados contra Bolsonaro, uma média de 2,5 por mês. A petição que mobilizou mais pessoas teve 102 mil apoiadores e pressionava a Câmara a dar andamento aos pedidos de impeachment que chegaram.

Em 2019, primeiro ano de mandato, foram 17 petições criadas pedindo a saída do presidente. O maior deles, com pouco mais de 100 mil assinaturas, apontava como possível crime de responsabilidade o vídeo do “golden shower” compartilhado por Bolsonaro no Twitter durante o Carnaval.

A plataforma também computou oito manifestos contra o impeachment de Bolsonaro, com 3,4 mil apoiadores no total. Dois foram abertos em janeiro e outros seis em 2020.

*Bahia.Ba