Assembleia Legislativa celebra 40 anos da UNEB em prestigiada Sessão Especial

Foto: Divulgação

 

A Assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira (29), uma sessão especial em homenagem aos 40 anos da Universidade do Estado da Bahia, celebrados no dia 1º de junho. O evento contou com o Coral Oya Igbalê, que ao som do atabaque e berimbau, fez uma apresentação especial, com cânticos que exaltavam os cultos de matriz africana. 

“A Uneb nasceu há quatro décadas no mês que marca, fortemente, a cultura nordestina. É o mês de São João, de São Pedro, do forró, do baião de dois, da valorização da nossa rica e diversa cultura gastronômica”, declarou o deputado Robinson Almeida (PT), informando que a maior instituição pública de ensino superior multicampi da Bahia tem 31 departamentos instalados em 26 multicampi, sendo um em Salvador e os outros em municípios de médio porte.

Proponente da reunião, o petista disse que a Uneb, fundada em 1983 pelo então secretário de educação do estado, Edivaldo Machado Boaventura, seu primeiro reitor, tem as cores da Bahia, sendo uma aldeia que transforma vidas, com uma educação inclusiva que engloba mais de 22 mil estudantes de graduação e 170 cursos e habilitações (presenciais e à distância), além de 26 programas de pós-graduação, 30 cursos de mestrado e doutorado e mais de 800 projetos de extensão. Robinson também revelou que, durante este tempo, mais de 96 mil estudantes foram formados pela Uneb, destacando alguns programas e ações em convênio com organizações públicas e privadas. Dentre eles, explicou o legislador, alfabetização de jovens e adultos em situação de risco social; educação em assentamentos de reforma agrária em comunidades indígenas e quilombolas; e projetos de inclusão para deficientes, pessoas da terceira idade e LGBT.

Na presença de professores, estudantes, funcionários, ex-reitores e ex-alunos, o deputado pediu que todos olhassem para os lados e fez a seguinte pergunta: Vocês já se deram conta do tamanho da tarefa que realizaram? E respondeu: “Nosso sentimento é de que essa obra não seria possível sem uma turma que tem verdadeiro amor pelo que faz. Parabéns à quarentona Universidade do Estado da Bahia, patrimônio da Educação Pública Superior do povo baiano, parabéns a Universidade de Todos os Baianos”, afirmou.

Antes de alguns pronunciamentos, Eduardo Arruda, coordenador geral do Diretório Central de Estudantes da Uneb, foi o primeiro a ocupar a tribuna e defendeu a instituição por permitir o acesso democrático à educação superior. “Nossa Uneb nos traz muito orgulho e perspectivas de futuro, pois ela pode ser ainda mais essencial para todos nós, principalmente para os estudantes do interior do estado que mantêm o sonho de ingressar na universidade”, enfatizou.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia