Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)

Jair Renan Bolsonaro. Foto: Reprodução/Instagram

Nesta quinta-feira (31), Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Além do celular, os policiais apreenderam um HD e anotações em imóveis de Jair Renan no Distrito Federal e em Balneário Camboriú (SC).

A ação, batizada de Operação Nexum, cumpre outros quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva por crimes contra a fé pública e associação criminosa, além de crimes cometidos em prejuízo do erário do Distrito Federal.

O principal alvo da operação, e mentor do esquema, foi identificado como Maciel Carvalho (foto abaixo), 41 anos. Ele foi empresário de Jair Renan e coleciona registros criminais por falsificação de documentos, estelionato, organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, uso de documento falso e disparo de arma de fogo. Outro alvo de mandado de prisão é Eduardo dos Santos, ele já era procurado pela polícia por uma ocorrência de homicídio.

Ele já foi alvo de duas operações da Polícia Civil do Distrito Federal, apenas este ano. A primeira, a Succedere, da Dot/Decor, apurou a ocorrência de crimes tributários praticados por uma organização criminosa especializada em emissão ilícita de notas fiscais, e a segunda, a Falso Coach, da Coordenação de Repressão ao Crime Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf), apurou o uso de documentos falsos para o registro e comércio de armas de fogo e a promoção de cursos e treinamentos de tiro por meio de uma empresa em nome de um “laranja”, tendo nesta ação policial sido preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

A nova investigação deriva dos materiais apreendidos nas operações que revelaram um esquema de fraudes com crimes de estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, com o objetivo final de blindar o patrimônio dos envolvidos.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia