“Se for necessário fazer endividamento para crescer, qual o problema?”, diz Lula

Lula defendeu que o Brasil cresça economicamente mesmo com dívidas – Foto: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta terça-feira (12) que o Brasil cresça economicamente mesmo com dívidas. A declaração foi feita durante uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, no Palácio do Planalto.

“Se for necessário para este país fazer endividamento para crescer, qual é o problema? Qual o problema de você fazer uma dívida para produzir ativos produtivos para este país? Nós temos que decidir agora se vamos retirar esta pedra ou não, se vamos chegar à conclusão de que, por um problema da Lei de Responsabilidade Fiscal, por um problema de superávit primário, por um problema de inflação, a gente não pode fazer. E vamos todo mundo desanimar e voltar para nossas vidinhas”, afirmou o presidente.

Lula disse que o endividamento é necessário para investir em infraestrutura, educação e saúde. “O endividamento é um instrumento que pode ser usado para o bem ou para o mal. Se você usa o endividamento para construir escolas, hospitais, estradas, aeroportos, portos, você está fazendo um investimento que vai dar retorno para o país”, disse.

O presidente também afirmou que deve continuar trabalhando durante o período de recesso de final de ano. “Vou terminar dizendo o seguinte: eu pensei em tirar um descanso do dia 26 de dezembro ao dia 3 de janeiro. Já vi que vou ter que tirar esse material todo para estudar”, pontuou sobre as propostas que foram apresentadas ao longo da reunião do Conselho.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia