Veja algumas dicas para fazer alistamento eleitoral ou alterações no título de eleitor

537Ano de eleição e muitos adolescentes têm o direito ao voto pela primeira vez, já outras pessoas desejam mudar a sessão ou cidade onde votam, precisam fazer alteração no nome por ter mudado o estado civil ou está preocupado por ter perdido o título de eleitor, e para isso é preciso algumas instruções básicas. Jonas Ribeiro, chefe do Cartório Eleitoral de Santo Antônio de Jesus, cedeu entrevista à rádio Recôncavo, dando orientações para fazer o alistamento eleitoral, ou seja, fazer o título. Ele explica que para os eleitores que têm de 16 à 18 anos de idade, o voto é facultativo, em anos de eleições, os adolescentes de 15 anos podem fazer o título, desde que complete 16 antes do dia das eleições. Para fazer o título, é necessário um documento de identificação preferencialmente com foto e um comprovante de residência atual (até três meses), no nome de pais ou pessoas que apresentem vínculo de parentesco com o requerente. Ele sugere que as pessoas não deixem para fazer o alistamento eleitoral às vésperas das eleições, pois o atendimento com biometria demora mais e se torna limitado.

Quanto às pessoas que desejam mudar de sessão, (para uma mais próxima de sua residência) estas precisam ir até o cartório e realizar alteração de revisão, “quando o eleitor quer fazer qualquer mudança em seu cadastro eleitoral, seja mudança de nome, porque alterou o estado civil, ou por qualquer outra situação e mesmo quando quer apenas mudar o seu local de votação dentro do mesmo município, é uma operação de revisão” explicou. Para fazer essa operação de revisão, é preciso apresentar documento de identidade e um comprovante de residência, já a transferência de título é quando muda a cidade na qual vota para outra cidade, para isso é necessário apresentar documento de identidade e três comprovantes de residências de meses diferentes, porém atuais. Quem perdeu o título, pode ir até o cartório eleitoral com documento de identificação, e fazer o pedido da segunda via. Jonas ressalta que os documentos requeridos para todas as ações, os originais precisam está acompanhados de suas respectivas cópias (documento de identificação e comprovante de residência: cópia e original)

O Cartório Eleitoral funciona de segunda à sexta-feira na Rua Vereador Albertino Via nº 5, próximo à Defensoria Pública das 08 às 14 horas, e o posto de atendimento no SAC no Shopping Itaguari é de segunda à sexta-feira, das 07 às 15 horas.

Blog do Valente



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia