Projeto de Panificação é lançado em Santo Antônio de Jesus

O Sebrae lançou, no dia 07 de abril, o Projeto de Panificação, Massas Alimentícias e Gelados Comestíveis, da região do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jequiriçá, no auditório do Pena Branca Hotel, em Santo Antônio de Jesus. A ação tem o objetivo de fortalecer de forma coletiva negócios do segmento e promover o aumento da competitividade, contribuindo para a melhoria da gestão empresarial, inovação e sustentabilidade das pequenas empresas por meio do método Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE). As empresas que fizerem a adesão ao projeto terão 80 horas de consultoria e assessoria especializada.
O lançamento aconteceu durante o II Encontro de Panificadores, que reuniu mais de 92 empresários dos três segmentos. Com a finalidade de atender 20 empresas, os interessados podem procurar o Sebrae no município, localizado na Avenida Roberto Santos, 31, Centro.
De acordo com o coordenador de indústria do Sebrae, Tercio Calmon, o MEDE irá assessorar a empresa em um ciclo gerencial no período de nove meses. “Durante esse tempo será construído um plano de melhoria baseado em indicadores específicos de cada segmento e com base nisso serão realizadas intervenções na empresa para alcançar os resultados esperados, como aumento de faturamento, melhoria nos processos produtivos e gerenciamento”, disse. O trabalho será desenvolvido pela gestora do projeto, Karla Barros, e pelo o consultor Roberto Viana.
Durante o encontro, também foi realizada uma palestra sobre tributação para o setor de panificação, com o diretor técnico do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), Emerson Amaral, além de apresentação do cenário e tendências do setor, e programas do instituto com a coordenadora de projetos, Patrícia Marques. O vice-presidente do Sindicato de Indústria de Panificação e Confeitarias do Estado da Bahia (SIPACEB), João Baptista falou das ações da instituição e o coordenador de indústria do Sebrae, Tercio Calmon, explicou sobre o MEDE.
Empresário do setor de panificação, Oséias Ribeiro participou do projeto em 2015 e dará continuidade nas ações este ano. “No ano passado foi uma forma de saber como coordenar e gerenciar minha empresa de forma correta, além de ser uma maneira de participar de capacitações, missões empresariais e feiras”, destacou. Ele também frisou a importância de outros empresários aderirem à iniciativa. “Tenham coragem de investir na empresa, pois o retorno é bastante favorável”, completou.
As ações do projeto serão realizadas com o MEDE, através de ferramentas para, entre outros objetivos, identificar a maturidade das empresas e seus gargalos, construir um plano de melhoria e assessorar e acompanhar as ações do Sebrae e dos parceiros. Trabalhando prioritariamente os eixos que abrangem fornecedores, estoque, vitrine, atendimento e fidelização dos clientes, por meio de palestras, oficinas, seminários, rodada de negócios, feiras, missões empresariais, publicações, orientação empresarial e consultorias.
O projeto de Panificação, Massas Alimentícias e Gelados Comestíveis conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitarias do Estado da Bahia (SIPACEB), Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus (ACESAJ), Câmara de Dirigentes Lojistas de Cruz das Almas, Associação Comercial e Empresarial de Valença (ACE), e ADINOR -Produtos para Panificação e Confeitaria



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia