Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres vem a Santo Antônio de Jesus e assina pacto de combate à violência

A assinatura do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher aconteceu  na manhã desta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus. Em entrevista à Rádio Andaiá FM, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, destacou a relevância do ato para o município.  “Esse pacto é muito importante para a vida das mulheres. Ainda no século XXI temos que conviver com situações brutais de violência contra a mulher,  que tem tirado inclusive suas vidas.  É fundamental a participação da sociedade para que o governo do estado e a prefeitura realizem políticas de enfrentamento a essa violência. Com a conscientização, a gente não precisará investir dinheiro para combater o machismo”.

A secretária esclareceu as atribuições da prefeitura ao firmar o compromisso. “Ao assinar o pacto, a prefeitura se compromete em estabelecer políticas públicas de apoio às mulheres em situações de violência e também de realizar campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher, além da capacitação da sua equipe para o atendimento às mulheres”.

Olívia comentou sobre a necessidade da mobilização social para a realização de ações como a implantada em Santo Antônio de Jesus. “Essa luta foi desenvolvida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. É o resultado do esforço que essa secretaria faz e serve de exemplo para que todos os prefeitos assinem esse pacto e o coloquem em sua agenda de trabalho. As mulheres são a maioria entre os eleitores , então é importante que a gente não seja apenas aquela buscada para dar um voto, mas que os governantes instituídos do cargo possam trabalhar em defesa às mulheres”, salientou.

Durante a entrevista, Olívia também se posicionou acerca da implantação das questões de gênero na educação. “Falta uma reeducação à população masculina. Por isso, defendemos que sejam incluídas nas discussões das escolas as questões de gênero. As crianças precisam desde cedo aprender que bater na mulher é crime”.

Segundo a secretária, o governador tem demonstrado compromisso com políticas em defesa da mulher. No ano passado foram inaugurados seis novos centros de referência em parceria com os municípios. Além disso, foi instituída a “ronda Maria da Penha”, que tem servido às mulheres que possuem medidas protetivas na justiça. O governo baiano inaugurou também duas varas especializadas em violência doméstica. Olívia informou ainda que  Santo Antônio de Jesus está no pleito por uma DEAM, delegacia especializada em reparo ao atendimento à mulher em situação de violência, que já está na lista de prioridades da SSP.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia