Avó busca ajuda para internar neto esquizofrênico em Santo Antônio de Jesus

Um jovem esquizofrênico foi levado para o hospital a força pela polícia e Samu após ataque de fúria no Cocão, Zona Rural de Santo Antônio de Jesus. Segundo informações de uma vizinha, o jovem estava internado em Salvador, recebeu alta por apresentar melhoras, mas novamente teve ataque de fúria agredindo algumas pessoas que estavam em um bar na localidade. “Ninguém consegue ficar dentro de casa, eu presenciei ele atacando todo mundo. Quem tava no bar ele saiu batendo. Ontem no hospital deram injeção e liberaram ele. D. Maria não come nada, está com muito medo e pede ajuda para interná-lo”, disse.

Relembre o caso que aconteceu em 2015:

Dona Maria Costa Santos, de 64 anos, cuida de quatro netos, no Cocão, zona rural de Santo Antônio de Jesus. Dois são esquizofrênicos. Os pais dos jovens morreram após terem contraído o vírus da AIDS. É uma situação muito difícil. Minha valença são os vizinhos. Eles pegam, amarram, chamam o SAMU quando estão fora de controle. A primeira vez que levei ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) , um atacou Drº João, que mandou eu levar três dias seguidos para tomar medicamentos, contou a avó em recente entrevista.

Os dois jovens são muito agressivos. Um tem 17 e o outro 21 anos. É quebrando tudo. Uma força absurda que ninguém segura. Só eu dentro de casa com esses meninos não aguento, desabafou.

Na manhã desta terça-feira 10, Bruno Silva que atua no CAPS e está acompanhando os jovens contou o que tem sido feito neste caso. Lucas propriamente dito já foi encaminhado para Salvador através de uma tia, inclusive ele está internado no Mário Leal seguindo em acompanhamento para ver se dá uma estabilizada, para depois dar continuidade no tratamento através do próprio CAPS, inclusive a tia que está tomando conta nos procurou na semana passada solicitando um relatório de transferência, o relatório já foi providenciado e encaminhado para essa tia, disse Bruno sobre a situação de um dos jovens.

D. Maria

Bruno relatou ainda que a avó dos meninos o procurou nesta segunda-feira 09, para tratar do neto mais novo. A avó nos procurou ontem a respeito de Luiz Henrique que é o mais novo e que segue em acompanhamento aqui com a gente no CAPS, ele não estava em um quadro estável, estava meio agitado, inclusive ontem ele compareceu à unidade, foi reavaliado pelo Drº João, foi feita a medicação e agora a gente está aguardando o efeito da medicação, já que o é efeito gradativo. A gente não faz internamento, o acompanhamento é feito de segunda a sexta em turno integral, explicou sobre o mais novo.

O detalhe é que aos 64 anos, Dona Maria Costa cuida sozinha dos netos, Bruno chamou atenção para a divisão de responsabilidades com outros familiares. A gente tem que ver a questão da responsabilidade dos familiares, ela tem parentes em Salvador, a gente já pode observar que a sobrecarga em cima dela é muito grande, a gente tem que ver a possibilidade de estar buscando um apoio melhor dos familiares, porque ela  eu acredito que não possa dar conta, ela é uma senhora de idade, disse.

Texto e fotos: Blog do Valente



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia