Dicas de decoração da Arquiteta Jacy Costa: Escolha do piso adequado

Saber juntar estética, qualidade, preço e o material adequado para cada área da sua casa na hora de escolher o piso não é tarefa fácil, são muitas opções e cada tipo de piso que o mercado oferece pode te atender de formas diferentes e por isso o melhor é conhecer cada uma delas para não escolher errado. Segue vantagens, desvantagens e cuidados.
Porcelanatos, cerâmicas e ladrilhos – para cada tipo destes você encontra diversas cores e formatos, além da textura de acabamento, desde a mais brilhante até as antiderrapantes. Destaco como principais pontos:
Vantagens: são resistentes, duráveis, limpeza simples no dia a dia, impermeáveis, podem ser usado em áreas internas e externas.
Desvantagens: o custo – dependendo do modelo pode ser altíssimo, produtos químicos podem manchar, podem lascar ou trincar com a queda de objetos e são frios ao toque.
Cuidados: para a manutenção pano úmido e vassoura de cerdas macias.
Pedra Natural (engloba pedras mais rústicas como a pedra portuguesa ou ardósia até as mais luxuosas como granito e mármore)
Vantagens: Durabilidade e possibilidade de restauração, resistentes, limpeza simples no caso dos mármores e granitos, impermeáveis.
Desvantagens: Custo, manutenção no caso de pedras porosas que mancham com mais
facilidade, dependendo da resistência de algumas pedras podem sofrer avarias com queda de objetos e desconfortáveis ao toque por serem frias.
Cuidados: No caso das pedras lisas apenas um pano úmido e uma vassoura de cerdas macias, mas nas pedras porosas muitas vezes precisa de uma VAP para limpar melhor.
Madeira – dispensa apresentação, desde o assoalho, tacos, parquet até a de demolição todo mundo conhece e gosta do seu aspecto e aconchego, líder entre a maioria quando o quesito é conforto.
Vantagens: atemporal, combina com qualquer estilo, alta durabilidade e possibilidade de recuperação, climatizador natural e fácil manutenção diária.
Desvantagens: custo elevado, difícil e demorada a instalação, permeável, precisa de preparo especial para áreas molhadas.
Cuidados: Pano úmido e vassoura de cerdas macias.
Uma opção mais barata para quem busca a estética da madeira e não pode gastar muito, são os pisos laminados, compostos de dois tipos: acabamento em madeira e acabamento em papel decorativo, ambos prensados sobre uma base.

Vantagens: baixo custo, instalação rápida e simples, não necessita acabamento, fácil
manutenção e limpeza.
Desvantagens: a durabilidade dependerá da maneira e intensidade que for usado, contato com agua e sol pode danificar o produto e costumam fazer barulho dependendo do sapato.
Cuidados: Pano úmido e vassoura de cerdas macias.
O piso vinílico ou PVA tem na sua composição básica a borracha e é ecologicamente correto,
confortável ao pisar e imita diversos materiais, mas pode ser liso também.
Vantagens: Instalação rápida e simples, não mancha, alta resistência e durabilidade, não faz barulho ao andar e têm muitas opções de cores e formatos, além do custo acessível.
Desvantagens: não pode ser usado em áreas úmidas e nem externas, dependendo do peso e formato do mobiliário pode ficar marcado.
Cuidados: Pano úmido e vassoura de cerdas macias.
Carpete – pode ser de diversas fibras, como nylon, poliéster e lã, é um piso único, sem emendas, muito confortável e aconchegante, deixa o ambiente mais aquecido e evita ruídos ao andar.
Vantagens: a principal vantagem é para os quartos, que ficam muito mais confortáveis e no quarto de crianças ele protege contra quedas, o custo e a instalação são outra vantagem, além de acessível pode ser instalado sobre outros pisos evitando obras.
Desvantagens: não pode ser instalado próximo a áreas molhadas, pois irá mofar, também não é recomendado para casa com animais ou pessoas alérgicas.
Cuidados: Deve ser limpo com aspirador de pó e um pano úmido. Quando for escolher o piso que irá revestir sua casa, caso queira unificar toda a casa, lembre-se de escolher um piso de manutenção simples e que possa ser instalado tanto em áreas molhadas como secas para não ter dores de cabeça. Salas e quartos pedem pisos mais confortáveis como a madeira ou o carpete, já banheiro e cozinha pisos frios ou pedras, invista nestas escolhas e não terá erro!
Contato: [email protected]



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia