Dia do Fisioterapeuta: Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Facemp fala sobre desafios e perspectivas para os profissionais da área

3cd70053-16bf-464a-ae3e-1a45720e8c60

No dia 13 de outubro é comemorado o Dia do Fisioterapeuta. Em contato com o repórter Itajaí Júnior, a fisioterapeuta e coordenadora do Curso de Fisioterapia da Facemp, professora Lívia Mendonça comentou sobre a importância e crescimento da profissão no país. “O curso de fisioterapia é relativamente jovem na área de saúde. A fisioterapia surgiu primeiro no Oriente depois no Ocidente. Foi reconhecido a partir do dia 13 de outubro de 1969, comparado a outras profissões da área de saúde é um curso jovem. Desde então a fisioterapia vem crescendo numa velocidade bem interessante porque está abrangendo também especialidades reconhecidas pelo próprio Conselho de Fisioterapia (Crefito). Hoje a gente atua na saúde da mulher, fisioterapia na oncologia, fisioterapia respiratória, hoje não tem UTI sem fisioterapeuta, a gente começou a avançar no mercado de trabalho e o mercado abraçou”, explicou.  De acordo com ela, a fisioterapia é baseada na evidência, uma ciência que visa o bem estar do paciente. “O trabalho do fisioterapeuta envolve cuidar do outro, envolve reabilitar, isto é, recuperar a saúde do paciente, a gente trabalha também com qualidade de vida”, frisou.  A data foi criada através do Decreto de Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969, que regulamenta a atividade desses profissionais no Brasil. Assim, o Dia do Fisioterapeuta é uma homenagem a data de homologação desta lei. Em 1975, também foi decretada a lei nº 6316, que define todos os direitos e deveres que os fisioterapeutas possuem em território nacional.

A Facemp parabeniza todos os fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia pelo prazer e dedicação em ajudar o próximo a superar seus limites.

0120fb7f-b0a6-400b-99af-c1838f20a158

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia