SAJ: mãe fala da melhora do filho com autismo após criar receitas sem glúten, leite e derivados; confira

No tratamento do autismo a alimentação tem um papel fundamental. Alguns alimentos podem intensificar os sintomas como a farinha de trigo, o leite e a soja. Quando eles são retirados da dieta, os autistas geralmente ficam mais calmos e ocorre melhora da atenção e concentração. Isso ocorre porque grande parte dos autistas apresentam uma deficiência enzimática que inibe a digestão completa da proteína presente na soja, leite e trigo.

Esses compostos apresentam a capacidade de atravessar a parede do intestino, cair na corrente sanguínea e chegar ao Sistema Nervoso Central. Atuam como uma substância opiácea no cérebro intensificando os sintomas da síndrome, como a falta de concentração e isolamento.

Diante disso, Sandra Amparo teve a indicação do neuro e da pediatra de retirar o glúten, o leite e derivados da alimentação do pequeno Arthur, “Busquei informações com um profissional e a nutri Fernanda Pereira me ajudou muito nesse processo. A partir daí fui notando mudanças no comportamento do meu filho”, disse ao Blog do Valente. De acordo com ela, a diferença foi nítida quando, por um descuido, Arthur comeu queijo e passou a ter crises de choros, gritos, irritação e desespero sem nenhum motivo aparente, “Meu filho é uma criança agitada, mas antes era uma agitação agressiva, vivia irritado, muitas crises e choradeira. Hoje ele continua agitado, mas um agitado feliz, vive rindo e brinca muito”, explicou.

Pensando nas outras mães que passam pela mesma situação que ela, Sandra criou um canal no YouTube onde posta passo a passo das receitas que ela denominou de Alimentação Inclusiva, indicada para celíacos, intolerantes, alérgicos, autista, TDAH e adeptos de uma alimentação sem glúten, leite e derivados, “Tudo é muito caro e não temos muitas variedades na cidade. Passei muita dificuldade no início da dieta, não encontramos muitas coisas prontas nem tampouco, material. A busca por lanches que agradem meu filho é uma missão bem difícil. Preparar a lancheira da escola era um desafio constante, pois não temos muitas opções”, comentou. Aos poucos, ela foi testando receitas, buscando equilíbrio e a alquimia perfeita, mas não foi uma tarefa fácil. Muitas receitas saíam do forno direto para o lixo e com os erros, Sandra foi conseguindo evoluir, “Hoje ele come com prazer e já sabe exatamente o que não pode ingerir. Muitas mães se interessaram e pediam receita, ou que eu fizesse para vender, mas meus dias são corridos, meu filho tem terapia todos os dias e o que nunca me sobra é tempo. Tudo que é exibido no canal é o que faço para Arthur, nem mais, nem menos”, frisou.

Conheça um pouco da história de Arthur aqui.

Confira o canal Na mesa sem glúten e sem leite e confira também a página do Instagram @sandraamparo



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia