Reitor da UFRB diz que o Governo Federal liberou 66% do orçamento, “Estamos preocupados em passar dificuldades”

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) inaugurou a Biblioteca Universitária do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus na manhã desta segunda-feira (02).   A solenidade foi presidida pelo reitor, professor doutor Fábio Josué Souza dos Santos.

Além da Biblioteca, tomou posse a nova diretora do Campus. As professoras doutoras Flávia Conceição dos Santos Henrique e Josineide Vieira Alves, respectivamente, serão empossadas nos cargos de diretora e vice-diretora do CCS, para o quadriênio 2020-2023.

Em entrevista coletiva, Fábio Josué disse que a data dá início ao semestre 2020.1 e recepciona os novos discentes, “é tradição a UFRB realizar na primeira semana um evento de reencontro e reintegração de nossos professores, funcionários e estudantes além da recepção dos calouros. Temos a grata satisfação de hoje, de iniciar o ano letivo com a inauguração do prédio da Biblioteca e posse da nova diretoria do Centro”, disse.

Eleições chapa única para diretorias

Para as eleições da diretoria dos Campi, foram editadas em chapas únicas. De acordo o Reitor, os quatro centros universitários buscaram a unidade e convergência política, “é importante para o fortalecimento da Universidade. Estamos assistindo a um Brasil, que desde o ano passado a autonomia da Universidade vem sendo atacada. E nem sempre a tradição que prevaleceu por mais de 25 anos, que era de empossamento de primeiro candidato da lista tríplice para reitor, tem sido obedecida. Fazer as eleições no centro reafirma o valor da democracia e traduz a unidade e fortalecimento da UFRB”, salientou.

Contingenciamento e bloqueio de recursos

O Ministério da Educação no ano passado sugeriu o contingenciamento de recursos para as Universidades brasileiras. A medida acarretou a dificuldade financeira e até mesmo da exclusão ou paralisação de pesquisas nas instituições. De acordo Fábio Josué, o orçamento para o ano de 2020 é inferior ao ano passado, com redução de mais de 3% do valor global dos recursos além do bloqueio de verbas, “apenas 66% do nosso orçamento foi liberado e 34% estão sob supervisão.  Estamos preocupados com a falta de recursos e se de fato não for liberado passaremos por dificuldades no desenvolvimento de atividades sobretudo no segundo semestre”, explanou.

Sete meses à frente da reitoria da UFRB, professor doutor Fábio Josué avalia esse processo como bom. Em seus primeiros meses, o mestre passou a conhecer a funcionalidade dos Centros, “a UFRB possui uma dimensão muito importante. Somos mais de 12 mil estudantes, mais de 900 professores e mais de mil servidores. Ofertamos cursos de graduação e pós graduação em 7 municípios. Nossa Universidade é de total importância nesse território”, ressaltou.

Recomendações do Governo Federal

No discurso de posse da nova diretoria o Reitor disse que não seguiria as recomendações do governo federal, no que diz respeito a contratação de professores. De acordo Josué, a orientação dada foi de cautela na contratação de professores substitutos. Para o Doutor, o professor tem direito de progredir na carreira além dos direitos adquiridos que não podem retirados, “iremos manter as progressões e iremos contratar os professores substitutos. Se não fizermos iremos comprometer o desempenho de nossas turmas de estudantes e isso seria trágico para a Universidade”, explicou.

Inauguração da Biblioteca

A Biblioteca no Centro de Ciências e Saúde foi um equipamento almejado tanto por professores como para os alunos da UFRB desde o início. Hoje, inaugurada, a Biblioteca garantirá maior desempenho para os discentes e a comunidade.  Algumas obras que estão paralisadas, serão retomadas assim que o orçamento for liberado ou na manutenção de recursos, “estamos nos esforçando para o progresso. São obras que requer um volume alto de recursos”, expôs.

O prédio da Biblioteca Universitária é composto de dois pavimentos. No térreo está localizado o salão de leitura, acervo referência, duas salas de estudos individuais; duas salas de estudos em grupo, duas salas de áudio e vídeo, sala de processamento técnico, arquivo, sala de treinamento, editora, cantina, Xerox e auditório com 230 lugares. No primeiro andar está localizado o acervo de circulação de materiais, sala de reunião, administração, sala da chefia, copa e almoxarifado. O acervo da biblioteca tem estimados 2.100 títulos e 22 mil exemplares. Novos móveis e climatizadores de ar estão sendo adquiridos para o ambiente.

Expectativas para novos cursos

Com o orçamento limitado, Fábio Josué disse que não há possibilidade de ofertar novos cursos de graduação, apenas, a possibilidade de cursos de pós-graduação e mestrado, “para montarmos um curso de graduação iriamos precisar contratar mais de 15 profissionais e hoje não temos limite para a contratação desses professores, contudo, não temos condição de abrir novas turmas”, explicou.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia