Enxadrista apoiado pela FACEMP é destaque no 7º Torneio Reconflex de Xadrez, em SAJ

xd1
xd2
xd3
xd4
xd5
xd6
xd7
xd8
xd9

O enxadrista Diogo Duarte, apoiado pela Facemp,  é destaque no 7º Torneio Reconflex de Xadrez, que aconteceu em Santo Antônio de Jesus, no último final de semana.

O Torneio Reconflex de Xadrez, prestigiou não só a grande comunidade enxadrística baiana, mas a muitos enxadristas de outros estados que marcaram presença neste grande evento que distribui mais de  R$ 6 mil em premiação.

Após uma acirrada disputa, pelos critérios de desempate, entre o atual campeão brasileiro da modalidade rápida (acima de 10 min abaixo de 60 min), o representante da FACEMP , Mestre Fide Diogo Duarte, versus o atual campeão brasileiro de xadrez blitz ( abaixo de 10 min acima de 3min ), alagoano , Mestre Jayme Amorim Miranda.

Acabou sendo decidido nos últimos segundos do torneio ,na ultima partida do evento, jogadas por dois jogadores que não disputavam o titulo, quem venceria a competição pelos critérios de desempate, Diogo e Jayme empataram no round 6 e terminaram como os únicos invictos da competição, mas Jayme acabou por ter o melhor segundo critério de desempate, tecnicamente chamado de milésimo mediano , que é a soma da pontuação final dos seus 7 adversários, a qual superou em 1 ponto a soma dos pontos alcançados pelos adversários de Diogo (Aos que ainda não compreenderam pensem neste critério como nos números de gols desempatando os times de futebol empatados em pontuação).

Sendo assim, o título do Sétimo Torneio Reconflex foi conquistado por um Alagoano ficando Diogo na segunda colocação empatado em pontos, invicto como Jayme ,mas com o segundo critério de desempatando inferior por um mero pontinho.

De qualquer forma este resultado orgulha a Bahia , Santo Antônio de Jesus e a Facemp pelo desempenho magistral de nosso atleta Diogo Duarte que vem de excelentes resultados neste ano atuando como o melhor jogador da Bahia. Diogo irá neste ano novamente representar o Brasil na próximo Campeonato Mundial 2021 ,que ainda foi anunciado mas costuma ocorrer no final de dezembro, na Rússia, e, nesta próxima quinta ele embarcará para São José dos Campos, em São Paulo, para disputar duas grandes competições seguindo de lá para o Rio de Janeiro, no dia 16, onde estará competindo em outro grande evento para em seguida dar fechamento ao mês de outubro disputando a grande Final do Campeonato Brasileiro de Xadrez Absoluto (acima de 60 minutos) em Cuiabá, no Mato Grosso, no dia 28.

Vale dizer que em 2018 Diogo conquistou o terceiro lugar na final do campeonato brasileiro absoluto representando a FACEMP.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia