Jovem afirma ter sido vítima de homofobia no HRSAJ; direção diz que sindicância foi instaurada para apurar o caso

Ao Blog do Valente, direção do HRSAJ disse que uma sindicância já está em vigência para devida apuração dos fatos e nos colocamos à disposição do denunciante para maior elucidação do caso.

O Blog do Valente recebeu uma denúncia de um paciente que informou que após ter fraturado o tornozelo e cotovelo, precisou passar por 3 procedimentos cirúrgicos, no dia 29 de junho, no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, onde ele relatou ao Blog do Valente ter sofrido o crime de homofobia. De acordo com informações do denunciante, que teve a identidade resguardada,  durante o procedimento cirúrgico, ele foi vítima de insultos homofóbicos vindo de uma instrumentadora cirúrgica que a todo momento expressava comentários pejorativos relacionados a sexualidade dele.

“Além de uma cirurgia que foi desgastante para mim, passei todo tempo acordado e ainda sentindo dor, a instrumentadora me fez sentir ainda pior, fiquei muito desconfortável com as coisas sem cabimento que tive que ouvir, isso abalou meu psicológico.”

Procurada pelo Blog, a direção do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus emitiu nota informando que não aceita quaisquer condutas que firam a dignidade humana e repudia veementemente o crime de homofobia, após paciente denunciar que foi vítima de preconceito dentro da unidade.

Ao Blog do Valente o paciente relatou que a profissional da área de saúde mentiu a identidade dela, dando o nome de uma colega de trabalho que estava de férias. “No final da cirurgia, perguntei o nome dela, ela mentiu dizendo o nome de uma colega que estava de férias, depois a enfermeira plantonista me disse a verdadeira identidade”, proferiu o denunciante.

O denunciante relatou que a profissional a todo momento dialogava com o médico e utilizava termos ofensivos e obscenos para se referir a ele. Ainda conforme a vítima, ao que ele pôde apurar, a instrumentadora é uma funcionária terceirizada do Hospital.

É importante ressaltar que o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) n.º 26 e, por maioria, decidiu que a homofobia e transfobia caracterizam crime de racismo previsto no artigo 20 da Lei 7.716/2018.

 

Procurada pelo Blog do Valente, a direção do HRSAJ disse que uma sindicância já está em vigência para devida apuração dos fatos e nos colocamos à disposição do denunciante para maior elucidação do caso.

Confira Nota de esclarecimento do HRSAJ na íntegra:

 

Em resposta à denúncia recebida nesta segunda-feira (01), através do Blog do Valente, a respeito de episódio de homofobia relatado por um paciente, reafirmamos que o Hospital de Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) não aceita quaisquer condutas que firam a dignidade humana e repudia veementemente o crime de homofobia.
Através da sua filosofia de gestão, o HRSAJ considera a discriminação, seja por “questões sociais, físicas, mentais, religiosas, raciais, de orientações sexuais ou de gêneros” como conduta inaceitável.
Cabe ressaltar que a unidade realiza, periodicamente, capacitações voltadas à importância da promoção e manutenção de condutas éticas, assim como da equidade no tratamento que norteia a postura profissional dos colaboradores para com os (as) pacientes da unidade.
Informamos que uma sindicância já está em vigência para devida apuração dos fatos e nos colocamos à disposição do denunciante para maior elucidação do caso.

Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação
Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia