SAJ: prefeito fala sobre efetivação de lei que prevê a capoeira nas escolas municipais

Foto: Blog do Valente

O prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino, esteve presente nesta noite de segunda-feira (15) na Câmara de Vereadores do município durante Sessão em homenagem aos capoeiristas, e falou sobre a importância da capoeira para a inclusão.

“Eu acho a capoeira muito importante como instrumento de inclusão social que todos participam, as crianças, adultos jovem, adolescente. Nós temos o dia municipal da capoeira que foi instituído em 2019, e ninguém nunca comemorou, e nós estamos junto com a secretaria de cultura valorizando este dia porque é um importante elemento de inclusão social”, disse completando, dizendo que a “gestão dará todo apoio possível a nossa capoeira, aos mestres”.

A capoeira surgiu como resposta a violência a qual os escravizados eram submetidos em tempos coloniais e imperiais no Brasil. A partir de golpes e movimentos corporais ágeis, a luta permitia que eles se defendessem das brutais perseguições dos capitães do mato, cuja atribuição era capturar quem havia fugido, e hoje é vista como um esporte que é praticado no Brasil e em outros países.

Capoeira nas escolas

O prefeito ainda contou que estuda junto a secretária de educação a possibilidade de a capoeira entrar na grade curricular das escolas como uma disciplina optativa, como já prevê uma lei municipal de 2016.

“É uma lei que já está ai desde dois mil e dezesseis. É outra lei que nasce, mas ninguém coloca em execução, mas nós já estamos falando com a secretaria de educação para ver a possibilidade de a gente fazer um edital, e sim conseguir contratar professores para que tenha, não vai ser um currículo obrigatório, mas aquelas escolas que queiram implantar, e os alunos que queiram participar, estar um professor lá nas escolas”, explicou.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia