Animal silvestre é capturado pela brigada voluntária Guardiões da Vida, em Santo Antônio de Jesus

“A gente vem perdendo áreas de vegetação nativa, onde os animais vivem, e eles procuram refúgio.”

WhatsApp Image 2022-09-20 at 11.53.04 (1)
WhatsApp Image 2022-09-20 at 11.53.04
WhatsApp Image 2022-09-20 at 11.53.05 (1)
WhatsApp Image 2022-09-20 at 11.53.05

Na manhã desta terça-feira (20), a equipe da brigada voluntária Guardiões da Vida, foi acionada para fazer o resgate de uma coruja que estava no interior da Panificadora Brasília na praça Padre Matheus, em Santo Antônio de Jesus. Após captura com êxito o Animal foi encaminhado para o setor de Proteção aos Animais do Ministério Público da Bahia.

Rodrigo Viana, pesquisador do Instituto Jurumi, organização que desenvolve ações de conservação da natureza, explica o motivo pelo qual os animais silvestres estão mais presentes nos centros urbanos.

“Isso vem de várias atividades realizadas ao longo do tempo nos últimos anos. A gente vem perdendo áreas de vegetação nativa, onde os animais vivem, e eles procuram refúgio. Isso pode vir de desmatamento, incêndios, mas ao longo do tempo isso vem acontecendo de forma crescente. O refúgio pode vir a ser a casa de alguém.” Disse também que “Da mesma forma que a gente fica inseguro, o animal também fica. Ele não entende o que está acontecendo. Outra orientação é não emitir qualquer tipo de barulho ou cheiro e, em seguida, procurar por serviços especializados, como Polícia Ambiental, bombeiros ou profissionais habilitados para fazer o resgate. Se o animal não apresentar problema de saúde, é feita soltura na região mesmo.”

Caso você encontre um animal silvestre, em primeiro lugar, ligue para a Polícia Ambiental, o Centro de Controle de Zoonoses do seu município, o corpo de bombeiros ou a Secretaria Municipal de Saúde. Estes órgãos sabem como proceder garantindo a segurança de todos – tanto da pessoa que encontra quanto do animal em questão. Os órgãos responsáveis vão decidir se devem fazer a soltura em um local apropriado ou trazer ao Instituto Butantan. O instituto não retira os animais nos lugares onde foram encontrados.

O Agrupamento Bombeiros voluntários Guardiões da Vida e mais outros trinta voluntários, vem desenvolvendo trabalhos incríveis há mais de 9 anos no município de Santo Antônio de Jesus e toda região da Bahia. Segundo Sidnei os Guardiões da Vida, já prestou serviços na região da Chapada, Carnaval de Salvador, entres outros. No município de Santo Antônio de Jesus, o agrupamento desenvolve ações solidárias como distribuições de cesta básicas e sopão solidário.

Vale destacar que o Disk Emergência 24 horas dos Guardiões da Vida é (75) 98862-6372.

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia