SAJ: Asfalto volta a ceder na Praia do Dendê, DNIT diz que Governo do Estado é responsável pelo trecho e fala em interdição

Pavimentação asfáltica na Praia do Dendê volta a ceder e preocupar motoristas

O asfalto no entroncamento que conecta a BA-046 e a BR-101, em torno de Santo Antônio de Jesus, conhecido como região da Praia do Dendê, voltou a ceder e preocupar os motoristas que passam pelo local.

Conforme noticiado pelo Blog do Valente, o asfalto está cedendo desde o período de São João, quando a região tem alta no fluxo de veículos e recebe muitas chuvas. A situação piorou nos últimos dias.

O Blog do Valente entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que respondeu que a região é de responsabilidade do Governo do Estado. O Blog do Valente tenta contato com a Secretaria de Infraestrutura do Estado. No ano passado, o DNIT chegou a atuar no local, quando uma cratera foi formada.

A causa do problema

Em um novo contato, o DNIT informou que o segmento é de responsabilidade da SIT-BA (Superintendência de Infraestrutra de Transportes da Bahia), o antigo DERBA. O órgão ainda explicou que o problema no local existe em função de uma emenda de corpo bueiro, onde o DERBA (à época) ao executar obras no entroncamento fez um prolongamento do corpo de bueiro, responsável pela drenagem de águas pluviais do local.

“O ponto onde ocorreu o recalque no pavimento (quando o pavimento sofre um abaulamento em função do adensamento no solo) é exatamente na emenda entre o bueiro implantado sob o pavimento da BR-101 e o bueiro novo implantado pelo DERBA, à época.”, explicou o DNIT em nota enviada ao Blog do Valente.

Risco de interdição

Ainda em nota ao Blog do Valente, o DNIT disse que “SIT-BA precisa atuar de forma séria e responsável no local, senão caberá ao DNIT a interdição do acesso, o que vai gerar transtornos aos usuários da Rodovia BA-046, que é um importante meio de ligação do Baixo e médio Sul da Bahia com a capital do Estado, através do Sistema Ferry Boat”.

Serviço executado parcialmente

O DNIT disse também que a SIT-BA realizou serviços no local visando a solução do problema, mas, a empresa subcontratada não obteve êxito na solução do problema, tamponando as escavações sem atingir a raiz do problema. Em função desse serviço executado parcialmente, bastou a ocorrência de chuvas no local para o problema retornar.

Outros problemas

Não é a primeira vez que aquele trecho sofre com esse problema. Em março do ano passado, o Blog do Valente publicou uma cratera que foi formada naquela região. Em julho de 2021, uma equipe do DNIT esteve no local fazendo o trabalho de recuperação daquele local.

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia