Comissão Intergestores Regionais (CIR) de Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas discute habilitação de CAPS Infantojuvenil e implantação do LACEN

Santo Antônio de Jesus foi sede da reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) na manhã desta terça-feira (29). O encontro, que acontece mensalmente, e contou com a participação de secretários municipais de saúde de Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas, além de representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Associação de Conselheiros Municipais de Saúde da Bahia (ACEM).

WhatsApp Image 2023-08-29 at 16.02.37 (1)
WhatsApp Image 2023-08-29 at 16.02.37

Uma das pautas da reunião foi a habilitação do CAPS Infanto-juvenil de Santo Antônio de Jesus. A unidade, que atende crianças e adolescentes com transtornos mentais, ainda não é credenciada pelo Ministério da Saúde. Com a habilitação, o município deixará de custear o serviço integralmente.

“Hoje temos o CAPS infanto-juvenil no município, porém ele não é habilitado pelo Ministério da Saúde e todo seu custeio, toda a sua despesa quem custeia é o município,” disse a secretária de Saúde de Santo Antônio de Jesus, Ariana Castro.

A segunda pauta apresentada pela secretária foi a implantação do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). O LACEN é um laboratório de referência para a realização de exames laboratoriais para doenças de notificação compulsória, como dengue, zika, chikungunya, febre amarela e covid-19.

O LACEN foi uma deliberação da audiência pública que aconteceu em julho e, em agosto, tivemos uma reunião em Salvador para discutir a viabilidade da implantação. A partir daí será definido se se ficará no território de Santo Antônio ou não”, afirmou Ariana Castro.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia