Empresário fala sobre importância do combate ao abate clandestino de suíno: “uma questão de saúde pública”

José Elenilson Cruz, Proprietário da FRIGOSAJ

O empresário José Elenilson Cruz, proprietário da FRIGOSAJ de Santo Antônio de Jesus, conversou com o Blog do Valente sobre a importância do combate ao abate clandestino de suínos na região.

O evento foi promovido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor, do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (CEAF), Centro de Apoio Operacional de Combate às Organizações Criminosas e à Corrupção (CEACON) e Centro de Apoio Operacional de Defesa da Moral e dos Costumes (CEAMA), e aconteceu nesta segunda-feira (24).

WhatsApp Image 2023-10-24 at 14.47.35
WhatsApp Image 2023-10-24 at 14.47.34 (1)
WhatsApp Image 2023-10-24 at 14.47.34
WhatsApp Image 2023-10-24 at 14.47.22

“A gente está fazendo esse segundo seminário sobre o abate clandestino e agora envolveu mais a questão do suíno, que hoje em nossa região a  estima-se que tem mais ou menos quase 90% da carne consumida na região aqui de Santo Antônio de Jesus, em todas as cidades e redores de mais de 90% de abate clandestino, como o abate de bovinos há anos atrás,” disse José.

José Elenilson, que é pioneiro nessa luta, afirma que o abate clandestino de suínos é uma questão de saúde pública. “A carne suína é uma carne mais perigosa que a bovina em termos de doenças”, disse.

“Como é um animal de pequeno porte, ele fica um pouquinho mais difícil ao combater, mas com esse evento do Ministério público da Bahia, tenho certeza de que a gente vai ter sucesso,” disse José Elenilson.

Ele também destacou que o abate clandestino é um problema de concorrência desleal. “O comerciante que abate no frigorífico tem que seguir todas as normas sanitárias, enquanto o comerciante que abate clandestinamente não tem nenhum controle”, afirmou.

O empresário também criticou a falta de fiscalização por parte das prefeituras. “Alguns prefeitos não têm muito interesse em resolver esse problema”, disse.

Sobre o abate clandestino

O abate clandestino é uma prática ilegal que consiste no abate de animais sem o cumprimento das normas sanitárias e ambientais. Essa prática pode causar diversos problemas, como a disseminação de doenças, a contaminação do meio ambiente e a perda de receita para o Estado.

No Brasil, o abate clandestino é um problema grave, que atinge principalmente as regiões de menor desenvolvimento econômico. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2022, foram registrados mais de 120 mil casos de abate clandestino no país.

O combate ao abate clandestino é uma tarefa complexa, que requer a atuação conjunta de diversos órgãos públicos. O evento é uma oportunidade para que os profissionais envolvidos na fiscalização e no combate a essa prática possam discutir estratégias e compartilhar experiências.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia