“O produto não estando nas regras, ele comete crime”, diz Dr. Julimar Barreto sobre comerciantes que vendem produtos fora das normas sanitárias

Foto: reprodução

O Promotor de justiça da regional ambiental de SAJ, Dr. Julimar Barreto, também esteve presente no 2° Encontro de combate ao abate clandestino e aproveitou a entrevista para destacar sobre os principais pontos da palestra, dando destaque à educação do consumidor. Ele afirmou que o comerciante deve vender produtos que estejam inspecionados, que estejam vindo de frigoríficos legalizados e oferecer ao consumidor com higiene,  e caso haja qualquer produto não inspecionado ou fora das regras, o comerciante deverá se responsabilizar pelo crime.

“O produto não estando nas regras, ele comete crime e a autoridade fiscalizadora pode até prender em flagrante. Todavia, todos os órgãos fiscalizadores tem essa noção de que a educação é importante, a conscientização tanto dos produtores quanto da população em geral, porque se a população tiver uma visão crítica, observar um mercado que esteja mal higienizado, que esteja com mosca ou suspeito, esse consumidor não deveria comprar e com isso geraria uma seleção natural para a compra naqueles mercados ou açougues que estivessem obedecendo as regras sanitárias”, afirmou.

Ele ainda afirma que os consumidores deveriam criar uma consciência de observar as irregularidades, e não apenas comprar pelo preço mais baixo.

Ao ser questionado sobre as atuações dos órgãos fiscalizadores na cidade, Dr. Julimar afirmou que “Santo Antônio de Jesus foi o município pioneiro na Bahia em relação ao combate clandestino de bovinos.”

“Ne época, mais de dez anos atrás, eu fiz um filme com o ministério público, entrevistando, mostrando os problemas que o abate clandestino pode ocasionar, depois fizemos um trabalho todo educativo, depois o trabalho repressivo e aqui serviu de exemplo para a região toda, depois fizemos um novo filme entrevistando os açougueiros, eles falando que era melhor o abate legalizado do que o abate clandestino, fizemos tudo isso e aí o abate se normalizou, mas de uns tempos pra cá o abate clandestino vem crescendo e agora o  Frigosaj deu  a opção  do abate de suínos, e pode  melhorar ainda a questão do oferecimento de carne de qualidade para os consumidores”,  finalizou.

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia