Médica angiologista, Dra. Mariana Terra esclarece dúvidas sobre o surgimento e tratamento das varizes

Em entrevista ao programa Levante a Voz, a angiologista Mariana Terra falou sobre as varizes, uma doença muito comum, que afeta cerca de 75% da população.

A angiologista, que atende no Hospital Santo Antônio, explicou que as varizes são veias dilatadas e tortuosas, que podem aparecer nas pernas, braços ou outras partes do corpo.

Elas são causadas por uma alteração na estrutura das veias, que dificulta o retorno do sangue ao coração.
As varizes podem ser causadas por diversos fatores, incluindo predisposição genética, problemas hormonais, obesidade e sedentarismo, além de outros fatores.

“As mulheres têm uma predisposição genética maior para o desenvolvimento de varizes. Isso ocorre porque os hormônios femininos, como o estrogênio, favorecem a dilatação das veias”.

As varizes geralmente não causam sintomas, mas podem causar cansaço e edema nas pernas, que são os inchaços, coceira e varicose, que é uma forma mais grave de varizes, que pode causar úlceras nas pernas.

Conforme a especialista, A melhor forma de prevenir as varizes é manter um estilo de vida saudável, incluindo a prática de exercícios.

“O tratamento das varizes depende da gravidade da doença. Em casos leves, o tratamento pode ser feito com medidas simples como o uso de meias de compressão ou elevação das pernas”.

Confira entrevista completa:



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia