Projeto de redação incentiva alunos da Escola Adventista de SAJ a produzir notícias

Alunos do 7º ano da Escola Adventista nos estúdios da Andaiá FM – Imagem: Blog do Valente

A professora de redação Dilma Oliveira Guimarães Rosa, da Escola Adventista de Santo Antônio de Jesus, desenvolveu um projeto para incentivar seus alunos na leitura e escrita. A cada bimestre, a turma explora diferentes gêneros textuais, selecionando um específico para estudo profundo e produção textual avaliativa.

Na turma do sétimo ano, o foco foi no gênero textual “notícia”. A professora selecionou algumas notícias do Blog do Valente para análise com os alunos, abordando características como linguagem e estrutura. Em seguida, propôs aos alunos que escrevessem algo digno de virar notícia, baseado em suas vivências recentes.

Para incentivar ainda mais a produção textual, a professora dialogou com a direção do Blog do Valente, apresentando a proposta de enviar as produções dos alunos para análise e classificação. Os finalistas ganhariam a oportunidade de visitar os estúdios da Rádio Andaiá FM.

A direção da rádio aceitou o desafio, contribuindo de forma significativa para que os alunos se aprimorassem em suas produções, visando o tão esperado dia de conhecer o estúdio da rádio. Além disso, os alunos se sentiram valorizados por serem avaliados por jornalistas.

A culminância desse projeto ocorreu em 11 de outubro, quando os finalistas visitaram os estúdios da Rádio Andaiá FM. Eles acompanharam a produção de uma reportagem e conversaram com os jornalistas da emissora.

Para a professora Dilma, o projeto foi um sucesso. “Os alunos se dedicaram muito e aprenderam muito sobre o gênero textual notícia. Foi um momento de grande aprendizado para todos nós”, disse.

A coordenadora pedagógica da Escola Adventista, Cláudia Vieira, também parabenizou a professora pelo projeto. “A professora Dilma desenvolveu um projeto muito criativo e inovador. Os alunos se sentiram motivados a aprender e produzir notícias de qualidade”, afirmou.

Alunos relatam experiência

Os alunos que participaram do projeto relataram que a experiência foi muito positiva. “Aprendi muito sobre o gênero textual notícia e sobre como escrever uma notícia de qualidade”, disse a aluna Ana Clara.

O aluno João Pedro também aprovou o projeto. “Foi uma experiência muito legal. Eu nunca tinha visitado um estúdio de rádio antes. Foi muito interessante ver como os jornalistas trabalham”, disse.

O projeto da professora Dilma é um exemplo de como a educação pode ser incentivada de forma criativa e inovadora. A proposta de envolver os alunos em um projeto que envolve a produção de notícias, além de incentivar a leitura e a escrita, também promove o aprendizado sobre o gênero textual e o trabalho de jornalistas.

O projeto é um sucesso por diversos motivos. Em primeiro lugar, ele é motivador para os alunos. A possibilidade de visitar um estúdio de rádio é uma experiência muito interessante e estimulante, que certamente despertou a curiosidade e a motivação dos alunos.

Em segundo lugar, o projeto é educativo. Os alunos aprenderam muito sobre o gênero textual notícia, tanto na teoria quanto na prática. Eles tiveram a oportunidade de analisar notícias reais, escrever suas próprias notícias e acompanhar a produção de uma reportagem em um estúdio de rádio.

Por fim, o projeto é inovador. Ele é uma proposta diferente e criativa para incentivar a leitura e a escrita. O uso de um gênero textual atual e relevante para os alunos, como a notícia, é uma forma de chamar a atenção deles e despertar seu interesse pelo aprendizado.

O projeto da professora Dilma é um exemplo de como a educação pode ser mais atraente e eficaz quando se utiliza metodologias criativas e inovadoras.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia