“Diagnostico precoce é fundamental” diz especialista sobre o autoexame e câncer de mama

Dr. Leonardo Oliveira médico mastologista – imagem: reprodução

Em entrevista ao Blog do Valente, o mastologista do IMDI, em Santo Antônio de Jesus, Dr. Leonardo Oliveira falou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais prevalente nas mulheres, sendo responsável por cerca de 29% dos casos de câncer feminino no Brasil. A boa notícia é que, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são de mais de 95%.

“Outubro é um mês em que a gente dedica a campanha de Outubro Rosa para incentivar as mulheres a fazer o rastreamento do câncer de mama. A gente sabe que o câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, a gente aumenta as chances de cura para mais de 95% daqueles pacientes que pegaram a lesão de forma inicial, e para isso a gente precisa fazer o rastreamento de forma ideal”, informa o especialista.

O mastologista reforçou ainda que, por isso, é importante que todas as mulheres, a partir dos 40 anos, façam a mamografia anualmente. Esse exame é o único capaz de detectar o câncer de mama em fase inicial, quando ainda é pequeno e não apresenta sintomas.

Além da mamografia, as mulheres também podem realizar o autoexame das mamas, uma vez por mês. O autoexame é uma forma de conhecer o próprio corpo e identificar qualquer alteração que possa ser um sinal de câncer.

“O autoexame é uma forma de o paciente conhecer o padrão de sua mama, então ela faz o autoexame regularmente. Se ela perceber alguma alteração, ela acende a luz para ela poder procurar logo o mastologista. O autoexame não substitui a mamografia, mas complementa, principalmente para que a mulher tenha esse autoconhecimento e, a partir daí, ela consiga definir o padrão de sua mama e evitar qualquer tipo de alteração caso ocorra”, completa.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia