Moradores demonstram preocupação com avanço de empreendimentos imobiliários no entorno do Rio da Dona

A barragem do Rio da Dona abastece a SAJ e a outros 5 municípios – imagem: reprodução

Moradores da zona rural de Santo Antônio de Jesus estão preocupados com o avanço de uma praga no Rio da Dona, que abastece a cidade e também os municípios de Varzedo, São Miguel das Matas e Dom Macedo Costa. A praga, que se trata de um tipo de vegetação rasteira, está tomando conta do rio, dificultando a passagem da água e aumentando o risco de enchentes.

Em entrevista ao Blog do Valente, o leitor Renato Rocha destacou a preocupação dos moradores com a possibilidade de empreendimentos imobiliários serem construídos na região do rio.

“A barragem atende a seis municípios direta e indiretamente.   São Miguel das Matas, algumas localidades da cidade de Laje e Conceição do Almeida, como  Cajazeiras e Ponto São José.  Santo Antônio de jesus, Varzedo e Dom Macedo são abastecidos 100% pela barragem.

“A gente precisa tomar algumas atitudes. Estamos fazendo um grande movimento, não só no caso dessas pragas que estão tomando conta da barragem, mas também um empreendimento imobiliários que será instalado no entorno da barragem. Uma dessas construções já está com pedido licença na prefeitura de São Miguel. São 3300 m², com construção de píer dentro da barragem., com 80 e 87 lotes, em média. Então, precisamos tomar  pé da situação e saber do Ministério Público qual providência será tomada, continuou.

Rocha também destacou que já está sendo feito um grande movimento na região para impedir a construção destes empreendimentos.

“Este é apenas um, porque os outros só estão esperando a autorização para prosseguirem com a implantação para abrir o precedente para os outros pedirem também . Temos que ser urgentes com isso aí, fazermos uma grande mobilização na região para impedir essa situação  e tentar reverter, porque vai será um choque para a população que é abastecida, que depende dessa água”, concluiu.

A preocupação dos moradores é justificada. A construção de empreendimentos imobiliários na região do Rio da Dona pode causar uma série de problemas, como:

  1. Aumento da poluição do rio;
  2. Degradação da área ambiental;
  3. Diminuição da disponibilidade de água para abastecimento;
  4. Aumento do risco de enchentes.

É importante que as autoridades públicas tomem medidas para impedir a construção dos empreendimentos imobiliários na região do Rio da Dona. A população também deve se mobilizar para defender o rio e a água que abastece a região.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia