Endocrinologista do Labocliv, Dra. Juliana Faustino tira dúvidas sobre obesidade e diabetes; confira

Endocrinologista do Labocliv, Dra. Juliana Faustino tira dúvidas sobre obesidade e diabetes – Imagem: reprodução

A obesidade e o diabetes são duas doenças que estão cada vez mais comuns na população. Ambas as doenças podem causar complicações graves, como doenças cardíacas, derrame, problemas nos rins, nos olhos e nos nervos.

Em entrevista ao Programa Levante a Voz nesta terça-feira, médica endocrinologista Dra. Juliana Faustino falou sobre a relação das doenças.

De acordo com a especialista a obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2, que é o tipo mais comum da doença. Isso ocorre porque o excesso de peso leva a um aumento da resistência à insulina, um hormônio que é responsável por transportar a glicose (o açúcar) para as células. Quando a insulina não consegue fazer isso de forma eficaz, os níveis de glicose no sangue aumentam.

“Além disso, o excesso de peso também pode levar a alterações nos níveis de outros hormônios, como o cortisol e a leptina, que também podem contribuir para o desenvolvimento do diabetes”, explica.

Ainda conforme a Dra. Juliana, a obesidade é um dos principais fatores que contribuem para o aumento da incidência do diabetes, inclusive em jovens. Isso ocorre porque o estilo de vida moderno, com hábitos alimentares pouco saudáveis e sedentarismo, está levando ao aumento da obesidade em todas as faixas etárias.

Para prevenir a obesidade e o diabetes, é importante adotar um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e prática regular de atividade física.

A alimentação equilibrada deve ser rica em frutas, legumes, verduras e cereais integrais e pobre em alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares, gorduras e sódio.

A prática regular de atividade física ajuda a controlar o peso, melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir o risco de desenvolver diabetes.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia