INSS: Veja como bloquear descontos de sindicatos e associações do seu benefício

INSS
Gabriel Queiroz, gerente do INSS em Santo Antônio de Jesus- Imagem: reprodução

Após explicações do Sindicato Rural de Santo Antônio sobre desconto indevido em aposentadoria, o Blog do Valente entrou em contato com Gerente Executivo do INSS, Gabriel Queiroz, que explica sobre esses descontos e como proceder em casos de cobrança indevida.

Em entrevista, Gabriel Queiroz explicou que as reclamações sobre descontos no benefício acontecem em todo o país. E que são, muitas vezes, referentes a contribuições a associações e sindicatos.

“É uma situação que está sendo recorrente nas agências do INSS a nível nacional. Muitas pessoas têm procurado o INSS, chegam lá dizendo que é um empréstimo, que houve redução no valor do benefício e quando a gente vai averiguar, na verdade é o valor de contribuição a uma associação, a um sindicato.” Explicou o Gerente

O gerente alertou que, esse tipo de desconto só acontece quando o segurado autoriza. Se o beneficiado desejar cancelar esta contribuição ele pode solicitar não só a exclusão, mas também o bloqueio.

” O segurado que não quer e que não permitiu pode solicitar a exclusão do valor que ele não autorizou e depois ele pode pedido bloqueio, que aí nenhuma associação ou sindicato vai conseguir fazer essa inclusão. A não ser que ele permita.” Complementou.

A solicitação de bloqueio é exclusão pode ser feita via aplicativo, pelo Meu INSS, ligando para o 135 ou indo até uma agência do INSS.

Como bloquear o desconto?

Caso queira cancelar esse tipo de desconto, o beneficiário deve acessar o site do Meu INSS ou aplicativo, disponível para Android e iOS. Ao entrar na plataforma, é necessário clicar no botão “Novo Pedido”, digitar “Excluir mensalidade” e, na lista, selecionar o nome do serviço descontado. Por fim, basta ler o texto que aparece na tela e avançar seguindo as instruções.

Para acompanhar e receber a resposta do processo, o beneficiário deve entrar novamente no Meu INSS, clicar no botão “Consultar Pedidos” e encontrar a solicitação na lista. Para obter mais informações, ele precisa clicar em “Detalhar”.

Outra alternativa para pedir o bloqueio do desconto é ligar pela Central 135, com tempo de espera estimado em 5 minutos. É possível ainda registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS, também na Central 135 ou pelo Meu INSS



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia