Fonoaudióloga da Clínica São Marcos fala sobre a importância da intervenção precoce no desenvolvimento das crianças autistas

Dra. Caroline Albuquerque é fonoaudióloga na Clínica São Marcos

A intervenção precoce é um dos pilares para o aprendizado de crianças com sinais de atraso no desenvolvimento. Em comemoração ao  Dia Mundial de Conscientização do Autismo a Fonoaudióloga, Dra. Caroline Albuquerque, da Clínica São Marcos, em entrevista ao Programa Levante a Voz fala sobre a importância da intervenção precoce no desenvolvimento das crianças autistas

Por meio da fonoaudiologia, profissionais capacitados e a família podem estimular a criança de modo a trabalhar habilidades ainda não adquiridas e evitar que esse atraso se transforme em mais dificuldades ainda no futuro.

Durante a entrevista, Caroline abordou o papel crucial da fonoaudiologia no desenvolvimento das crianças atípicas, incluindo aquelas com autismo.

“Atuamos na avaliação e intervenção nas dificuldades de comunicação, linguagem e interação social, buscando melhorar a qualidade de vida e integração dessas crianças”, salientou.

Por meio dessa abordagem proativa, os profissionais conseguem melhorar habilidades sociais, emocionais, comunicativas e cognitivas.

Dra. Caroline enfatizou a relevância do fonoaudiólogo na fase inicial do processo, contribuindo de maneira significativa na avaliação e intervenção no âmbito da comunicação.

“Inicialmente, o papel do fonoaudiólogo é contribuir com essa avaliação para a gente intervir nessa questão da comunicação”, afirmou.

Caroline destacou que, dentre as diversas áreas de atuação da fonoaudiologia, seu enfoque reside principalmente na linguagem. Segundo ela, “uma das principais características que percebemos no autismo é o atraso da linguagem e a questão da interação social”.

Dra. Caroline ressaltou a importância da atenção dos pais e cuidadores aos sinais de alerta que podem indicar dificuldades de comunicação e linguagem em seus filhos. “Alguns exemplos incluem atrasos no desenvolvimento da fala e linguagem, dificuldade em fazer contato visual, falta de resposta a estímulos sonoros, dificuldade em entender instruções simples e dificuldade em interagir socialmente com outras crianças”, enumerou.

Para finalizar, a fonoaudióloga encorajou os pais e cuidadores a procurarem ajuda especializada o mais cedo possível. “Com intervenção adequada e apoio contínuo, é possível promover o desenvolvimento e a qualidade de vida dessas crianças de maneira significativa”, concluiu.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia