
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) publicou edital de concurso público para o preenchimento de 72 vagas de Professor da Carreira do Magistério Superior. As oportunidades estão distribuídas entre os sete Centros de Ensino da instituição, localizados em Amargosa, Cachoeira/São Félix, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.
As inscrições poderão ser realizadas de 1º a 16 de setembro de 2025, exclusivamente pela internet, através do endereço sistemas.ufrb.edu.br/sigrh/public. A taxa de inscrição é de R$ 280,00.
De acordo com o edital, a isenção da taxa será concedida entre 1º e 5 de setembro a candidatos amparados pelos decretos nº 11.016/2022 e nº 6.593/2008, além da Lei nº 13.656/2018, desde que atendam aos critérios previstos.
- Promotora do MP avalia grade do São João de Santo Antônio de Jesus como “bem arrumada” e diz que festa não deve perder brilho
- Corredora de Santo Antônio de Jesus acompanha rotina de garis e destaca esforço da categoria
- Liminar determina que supermercados de Santo Antônio de Jesus funcionem apenas até as 14h nesta quinta-feira
Reserva de vagas
Do total de oportunidades, 45% estão destinadas a ações afirmativas. Serão quatro vagas reservadas para pessoas com deficiência, 25 para candidatos negros (pretos e pardos), duas para indígenas e uma para quilombolas, conforme legislação federal e normas internas da UFRB.
A distribuição seguirá a ordem de classificação dentro de cada grupo de cotistas. Assim, candidatos mais bem colocados terão prioridade na ocupação das vagas de seu respectivo grupo.
Ampliação das cotas
O percentual de reserva para negros (pretos e pardos) foi ampliado pelo Conselho Acadêmico da Universidade em 28 de janeiro de 2025, por meio da Resolução nº 144, após parecer favorável da Procuradoria-Geral Federal. A medida busca corrigir o desequilíbrio na representação de docentes negros no quadro da instituição.



