
A Unifacemp lançou um novo programa de bolsas de estudo integrais para o curso de Medicina, voltado a estudantes de baixa renda residentes nos 22 municípios da região de saúde que aderiram à implantação da graduação. A informação foi confirmada pelo diretor e fundador da instituição, Professor Le Martini, durante entrevista à Rádio Andaiá FM.
Segundo Le Martini, o objetivo é ampliar o acesso a um dos cursos mais concorridos do país, reduzindo barreiras financeiras enfrentadas por jovens que alcançam alto desempenho acadêmico.
“É um curso muito demandado, e muitas pessoas têm dificuldades pelo custo. Por conta disso, a faculdade está lançando um programa de bolsas de estudos integrais”, afirmou.
Leia também:
- Promotora do MP avalia grade do São João de Santo Antônio de Jesus como “bem arrumada” e diz que festa não deve perder brilho
- Liminar determina que supermercados de Santo Antônio de Jesus funcionem apenas até as 14h nesta quinta-feira
- Corredora de Santo Antônio de Jesus acompanha rotina de garis e destaca esforço da categoria
Critérios e prazos
Serão disponibilizadas seis bolsas de 100%. Para concorrer, o candidato deve:
• ter renda familiar de até um salário mínimo e meio;
• residir em um dos 22 municípios contemplados;
• e ter obtido nota superior a 850 pontos no Enem.
As inscrições ocorrem de 13 a 31 deste mês, com resultado previsto para o dia 2, no site da Unifacemp. “Os alunos entram no site, buscam e preenchem o formulário de inscrição”, explicou o diretor.
A iniciativa atende a um compromisso firmado junto a prefeitos e secretários de saúde na fase de implantação do curso. “É uma forma de a gente retornar aos municípios o apoio que recebemos”, disse Professor Le Martini.
Outras formas de ingresso
Além das bolsas, a faculdade mantém vagas via vestibular próprio, ingresso por Enem, transferências e programas de apoio financeiro. O diretor destacou que a instituição também atua para ampliar alternativas de custeio, citando Fies, Prouni e mecanismos internos de financiamento.
“Estamos tentando obter recursos de instituições financeiras no intuito da própria faculdade financiar os alunos”, afirmou.
Estrutura e reconhecimento
Professor Le Martini ressaltou ainda a estrutura laboratorial utilizada pelo curso de Medicina, afirmando que avaliadores do MEC elogiaram o padrão encontrado na instituição. “Os avaliadores disseram não conhecer nada melhor no Paraná do que o que foi colocado em Santo Antônio de Jesus”, relatou, mencionando o depoimento da comissão.
Atualmente, a Unifacemp oferta mais de 20 cursos, incluindo Psicologia, Odontologia, Direito, Administração, Fisioterapia, Farmácia e Educação Física, com ênfase na formação empreendedora. “Sai o fisioterapeuta, o advogado, o engenheiro, mas sai com formação de plano de negócio”, afirmou.
Serviços à comunidade
O diretor também convidou a população para conhecer as instalações e reforçou os atendimentos públicos oferecidos. “Prestamos serviço muito grande, tanto na clínica escola, quanto na clínica de odontologia. Devolvemos à comunidade um serviço muito bem feito para as pessoas carentes”, concluiu.



