Por que as Testemunhas de Jeová não comemoram o Natal?

Foto: reprodução/JW.org

Embora as Testemunhas de Jeová respeitem os que desejam celebrar essa data, alguns fatos as levaram a não querer comemorar o Natal.

Por exemplo, a Bíblia não diz que os apóstolos e os primeiros discípulos de Jesus comemoravam o Natal. A Enciclopédia Barsa diz que “a festa do Natal foi instituída oficialmente pelo bispo romano Libério no ano 354 d.C.”, mais de duzentos anos depois que o último apóstolo morreu.

Outro fato é que não existem provas de que Jesus nasceu em 25 de dezembro; a data do nascimento dele nem mesmo foi registrada na Bíblia. A Nova Enciclopédia Católica diz: “A verdadeira data do nascimento de Cristo é desconhecida.”

As Testemunhas de Jeová acreditam que o Natal não é aprovado por Deus porque se origina de costumes e rituais pagãos. Além disso, elas entendem que Jesus mandou celebrar a sua morte, não seu nascimento. — Lucas 22:19, 20; 2 Coríntios 6:17.

As Testemunhas de Jeová acreditam muito em Jesus. Elas acreditam que a salvação só é possível por meio dele. Elas também reconhecem que é muito bom e traz muita alegria reunir-se com familiares e amigos e dar e receber presentes, mas preferem não deixar para fazer isso apenas em datas específicas. Ao contrário, fazem isso sempre que possível e de forma espontânea. Os pais Testemunhas de Jeová ficam felizes de dar presentes aos seus filhos em várias ocasiões no ano, não apenas em alguma data comemorativa.

Por fim, as Testemunhas de Jeová procuram manter a paz com os vizinhos e com todos durante o ano inteiro, e mostrar o amor ao próximo em todos os aspectos da sua vida, todos os dias, assim como acreditam que Jesus queria que as pessoas fizessem.

Para mais informações sobre as crenças das Testemunhas de Jeová, visite o site: JW.ORG.

Sugestão de leitura adicional:

Por que as Testemunhas de Jeová não comemoram o Natal? (jw.org)

 

Foto: reprodução

O que a Bíblia diz sobre o Natal?

A resposta da Bíblia

 A Bíblia não informa a data do nascimento de Jesus nem diz que devemos comemorar seu aniversário. A Cyclopedia de McClintock e Strong comenta: “A observância do Natal não foi divinamente instituída, nem se origina do NT [Novo Testamento].”

 Na realidade, uma análise da história do Natal revela que essa celebração se origina de rituais religiosos pagãos. A Bíblia mostra que, se tentamos adorar a Deus de um modo que ele não aprova, nós o ofendemos. — Êxodo 32:5-7.

História de alguns costumes natalinos

  1.  Comemoração do aniversário de Jesus: “Os primeiros cristãos não celebravam [o] nascimento [de Cristo] porque consideravam a comemoração do aniversário um costume pagão.” — Enciclopédia Delta Universal.

  2.  Dia 25 de dezembro: Não existem provas de que Jesus tenha nascido nessa data. É provável que líderes da Igreja tenham escolhido essa data para coincidir com festas pagãs realizadas no solstício de inverno ou por volta dele.

  3.  Troca de presentes, banquetes e festas: A obra The Encyclopedia Americana diz: “As saturnais, festa romana celebrada em meados de dezembro, forneceram o modelo para muitos costumes festivos do Natal. Dessa celebração, por exemplo, derivam-se os banquetes suntuosos, a troca de presentes e a queima de velas.” A Encyclopædia Britannica observa que “todo trabalho e negociações eram interrompidos” durante as saturnais.

  4.  Luzes de Natal: De acordo com a The Encyclopedia of Religion (Enciclopédia da Religião), os europeus decoravam suas casas “com luzes e sempre-verdes de todos os tipos” para celebrar o solstício de inverno e combater espíritos maus.

  5.  Visco e azevinho: Em muitos países, essas plantas geralmente são usadas em decorações de Natal. “Os druidas atribuíam propriedades mágicas ao visco. O azevinho sempre-verde era adorado como uma promessa de que o Sol retornaria.” — The Encyclopedia Americana.

  6.  Árvore de natal: “Cultuar árvores, ato comum entre os europeus pagãos, sobreviveu à conversão deles ao cristianismo.” Um exemplo atual disso é o costume de “colocar uma árvore de natal na entrada ou dentro da casa durante as festividades em meados do inverno”. — Encyclopædia Britannica.

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia