SAJ: base do prefeito está defendendo pouco a gestão?

Vereador Dr. Caíque – Foto: reprodução

Uma coisa que nós temos observado nas sessões da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus é que o prefeito tem uma base de vereadores, mas que não tem ajudado tanto. O que é que vereadores aliados fazem? Deputados, aliados ou vereadores aliados? Defendem aquela gestão, brigam pela aquela gestão, rebatem as denúncias.

Muitas vezes alguns prefeitos, presidentes ou governadores não querem responder a um deputado, até porque um cargo é maior, ele considera que, vamos colocar o termo assim, se rebaixar, algo como ‘bater testa com um vereador’. Então ele tem outro vereador dele para contrapor. Isso não acontece muito na base do prefeito.  O único vereador que defende o prefeito Genival, que defende a gestão Genival, fazendo uso da tribuna da Câmara e entrevistas na imprensa, é o vereador Chico de Dega.

O prefeito tem um líder na Câmara, mas a realidade é que os ouvintes não ouvem esse líder, defender o prefeito. Quem acompanha as sessões na Câmara pouco ouve pronunciamentos do vereador Dr. Caíque defendendo a gestão ou defendendo o prefeito. Algumas vezes, repórteres ligam para o Dr. Caíque de manhã cedo para falar sobre determinado assunto. Nem sempre ele está disposto a falar.

Genival Deolino
Prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino – Foto: Blog do Valente

Os outros vereadores que estão com o prefeito não tem esse perfil combativo, nem mesmo quando pertenciam a outros grupos. É o caso de Dema do Leite, também da vereadora Dalva Mercês, que tem experiência, já foi vice-prefeita, mas não gosta de entrar em polêmicas. Dra Adriana é uma vereadora independente. Também não faz muito esse papel de entrar em choque contra a oposição. Dr. Gil também muitas vezes defende, mas nem tanto como se esperava.

A verdade é que o prefeito tem um líder que não o defende, que não faz o seu papel de líder na Câmara. Nesse ponto, Dr. Caíque está deixando a desejar, isto é comentário geral na Câmara, entre oposição e situação. Do outro lado, o prefeito enfrenta as denúncias não só apresentadas na Câmara, mas também ao Ministério Público, feitas pelo vereador Uberdan Cardoso, algumas delas tão fortes que têm derrubado servidores e secretários.

Enfrenta também Itu, da Canal Mix, que é bastante combativo, bem como o vereador Cuiuba. Então, o prefeito está, podemos dizer assim como aquele adágio popular: “o prefeito está no mato, cheio de lobos e leões. Está no mato sem cachorro”.

Chico de Dega faz a defesa, mas tem suas limitações, porque ele é presidente da Câmara e tem que respeitar os colegas, e brigar por uma harmonia na Câmara de Vereadores. Chico de Dega faz até muito. Chico de Dega não só é o presidente da Câmara, mas exerce o papel até de líder do prefeito, de líder do prefeito na Câmara, defendendo a gestão em situações que muitas vezes são complicadas até para defender.

Por: Léo Valente



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia