Opinião: Qual o futuro do PSB em Santo Antônio de Jesus?

Imagem: reprodução

Olá, eu sou Leonardo Valente e essa é minha coluna de opinião. Na última semana, uma notícia que repercutiu nas redes sociais foi a decisão do presidente do PSB SAJ, Dr. Everaldo Júnior em tentar expulsar membros do partido por infidelidade política. Dentre estes membros, estão os vereadores Délcio, Dalva e o suplente Dui Sousa.

A questão é: se tomadas essas medidas, qual o futuro do partido em Santo Antônio de Jesus? Em um cenário de radicalismo, quem não se associa aos extremos, ou se reinventa, ou tende a acabar. O PSL e o DEM se fundiram e conseguiram se manter fortes, como União Brasil, no cenário político. Enquanto isso, o PDT totalmente averso ao petismo e ao bolsonarismo teve uma redução de 50% no Senado (dos três atuais, nenhum foi eleito no ano passado), de 28 deputados federais em 2018 para 17 em 2022, e perdeu seu único governo do estado, no Amapá.

Ao nível nacional, o PSB se apega ao PT e assim se mantém vivo na política brasileira. Realmente, os alvos do presidente do partido em SAJ tem condutas discrepantes ao que pensa o partido por todo país, mas sendo tomada essa medida, o que o partido vai fazer para se manter na política local?

Se lá em cima Alckmin e Lídice sabem articular, a verdade é que na capital do recôncavo Dr. Everaldo me lembra o pedetista Ciro Gomes. Com todo respeito ao doutor Everaldo, que inclusive é um amigo, mas sabendo que os extremos radicais do município são tomados pelos grupos Jacú e Beija-Flor, atirar nos dois lados não é a melhor estratégia. Nem o gigante PT tomou essa ousadia por aqui. Afinal, o pragmatismo é necessário na política.

Dalva, Délcio e Dui somaram 3.250 votos. Mais de 50% dos votos obtidos pelo partido na última eleição. Ou seja, os três tiveram mais votos do que os outros 18 candidatos. Seria sábio é normal abrir mão da maioria dos seus votos? Quem sustentaria esse partido que, inclusive, já teve Euvaldo como prefeito, Dalva como vice e candidata à prefeitura?

Enfim, decisões como essas não devem ser tomadas de uma hora para outra. Está na mão de Lídice da Mata essa missão.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia