Taxa de desocupação na Bahia é a maior do país

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

A taxa de desocupação na Bahia caiu 13,3% no terceiro trimestre, quase igual à do segundo trimestre (13,4%), e voltou a ser a maior do país. Os dados foram divulgados publicados nesta quarta-feira (22), na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) Trimestral do IBGE.

Apesar de não haver uma redução significativamente na taxa de desocupação baiana, a taxa foi a menor registrada em oito anos, desde 2015.

Segundo o IBGE, a estabilidade da taxa de desocupação na Bahia, entre o 2º e o 3º trimestres, ocorreu devido ao aumento da população baiana (+1,8%, ou mais 106 mil), a oferta de vagas não foi o bastante para realizar à demanda por trabalho, e o total de desempregados também voltou a crescer (+1,2% ou + 11 mil).

O aumento do número de trabalhadores do segundo para o terceiro trimestre, na Bahia, foi por conta do aumento no total de empregadores com CNPJ, portanto, formais (+36 mil) e de empregados no setor público (+32 mil). Dessa forma, a taxa de informalidade no mercado de trabalho baiano diminuiu e ficou em 52,1% (frente a 52,7% no 2º tri).

 

 

Com informações do site Correios.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia