Governo vai pagar piso da enfermagem retroativo a maio

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou hoje que o governo irá pagar o piso nacional de enfermagem, retroativo a partir de maio. A decisão foi divulgada durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília.

“Nós do governo federal estamos empenhados na implementação do piso da enfermagem. Vamos implementá-lo no setor público, seguindo uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), e garantindo as noves previstas para 2023”, declarou a parcela.

Durante seu discurso no evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que o pagamento será retroativo a maio, mês em que o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, estabeleceu as regras para o pagamento do piso aos profissionais que atendem no sistema de saúde dos estados e municípios, dentro dos limites dos valores recebidos pelo governo federal.

Lula argumentou que o trabalho de enfermagem não deveria ser desvalorizado. “Alguns pensam que o salário de uma enfermeira é de R$ 4 mil e pouco é alto”, disse ele. “Porém, é importante avaliarmos o verdadeiro valor do trabalho e que ele representa em nossas vidas. São os profissionais que auxiliam no banho, na higiene pessoal, na alimentação, aplicam injeções, medem a pressão arterial, acompanham no banheiro, são justamente aqueles que estão na base, trabalhando. Por isso, essas pessoas devem ser valorizadas”, acrescentou o presidente.

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa “Bom dia, Ministra”, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, explicou que algumas falhas no texto da lei atrasaram o repasse do valor para os estados e municípios, mas que essas questões serão resolve.