Justiça italiana dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli para o Brasil

Deputada do PL-SP foi presa nos arredores de Roma após fugir do país; parlamentar cumpre prisão cautelar na penitenciária feminina de Rebibbia.

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil. A informação foi confirmada pela Advocacia-Geral da União (AGU) nesta quarta-feira (22). A parlamentar está presa cautelarmente na Itália, por decisão da Justiça local, que considerou haver grave risco de fuga.

Carla Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à prisão por envolvimento em uma invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Antes de a condenação transitar em julgado, a deputada fugiu para a Itália, o que motivou sua inclusão na difusão vermelha da Interpol.

A prisão da parlamentar ocorreu em julho deste ano, nos arredores de Roma, durante operação de cooperação internacional. Desde então, ela aguarda decisão sobre o processo de extradição na penitenciária feminina de Rebibbia, na capital italiana.

Com o parecer favorável do Ministério Público, o caso segue para análise final da Justiça italiana, que decidirá se a parlamentar será entregue às autoridades brasileiras para cumprir a sentença imposta pelo STF.